sábado, 24 de julho de 2010

DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano C – Lucas

25 de julho de 2010





Edvaldo Santiago

Dia do Senhor
17º domingo do Tempo Comum

Oração do Dia

Espírito que despoja do egoísmo, sintoniza-me com a misericórdia do Pai, tirando de mim tudo quanto me fecha nos estreitos limites de minhas ambições pessoais.(Paulinas)

Leituras Litúrgicas

1ª Leitura – Gênesis 18, 20 - 32

20 Disse mais o Senhor: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito,
21 descerei agora, e verei se em tudo têm praticado segundo o seu clamor, que a mim tem chegado; e se não, sabê-lo-ei.
22 Então os homens, virando os seus rostos dali, foram-se em direção a Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante do Senhor.
23 E chegando-se Abraão, disse: Destruirás também o justo com o ímpio?
24 Se porventura houver cinqüenta justos na cidade, destruirás e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que ali estão?
25 Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio, de modo que o justo seja como o ímpio; esteja isto longe de ti. Não fará justiça o juiz de toda a terra?
26 Então disse o Senhor: Se eu achar em Sodoma cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei o lugar todo por causa deles.
27 Tornou-lhe Abraão, dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza.
28 Se porventura de cinqüenta justos faltarem cinco, destruirás toda a cidade por causa dos cinco? Respondeu ele: Não a destruirei, se eu achar ali quarenta e cinco.
29 Continuou Abraão ainda a falar-lhe, e disse: Se porventura se acharem ali quarenta? Mais uma vez assentiu: Por causa dos quarenta não o farei.
30 Disse Abraão: Ora, não se ire o Senhor, se eu ainda falar. Se porventura se acharem ali trinta? De novo assentiu: Não o farei, se achar ali trinta.
31 Tornou Abraão: Eis que outra vez me a atrevi a falar ao Senhor. Se porventura se acharem ali vinte? Respondeu-lhe: Por causa dos vinte não a destruirei.
32 Disse ainda Abraão: Ora, não se ire o Senhor, pois só mais esta vez falarei. Se porventura se acharem ali dez? Ainda assentiu o Senhor: Por causa dos dez não a destruirei.

Salmo 138, 1 - 5

1 Graças te dou de todo o meu coração; diante dos deuses a ti canto louvores.
2 Inclino-me para o teu santo templo, e louvo o teu nome pela tua benignidade, e pela tua fidelidade; pois engrandeceste acima de tudo o teu nome e a tua palavra.
3 No dia em que eu clamei, atendeste-me; alentaste-me, fortalecendo a minha alma.
4 Todos os reis da terra de louvarão, ó Senhor, quando ouvirem as palavras da tua boca;

2ª Leitura - Colossenses 2, 12 - 14

12 dando graças ao Pai que vos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz,
13 e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado;
14 em quem temos a redenção, a saber, a remissão dos pecados;

Evangelho – Lucas 11, 1 - 13

1 Estava Jesus em certo lugar orando e, quando acabou, disse-lhe um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos.
2 Ao que ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino;
3 dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano;
4 e perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos deve; e não nos deixes entrar em tentação, [mas livra-nos do mal.]
5 Disse-lhes também: Se um de vós tiver um amigo, e se for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães,





Jesus ensina seus discípulos a orar

6 pois que um amigo meu, estando em viagem, chegou a minha casa, e não tenho o que lhe oferecer;
7 e se ele, de dentro, responder: Não me incomodes; já está a porta fechada, e os meus filhos estão comigo na cama; não posso levantar-me para te atender;
8 digo-vos que, ainda que se levante para lhos dar por ser seu amigo, todavia, por causa da sua importunação, se levantará e lhe dará quantos pães ele precisar.
9 Pelo que eu vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á;
10 pois todo o que pede, recebe; e quem busca acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á.
11 E qual o pai dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente?
12 Ou, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião?
13 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?

Comentário do EvangelhoPai-Nosso
Na primeira leitura, Com a insistência no atode pedir, consegue do Senhor a redução de pena dos que residem em sodoma e Gomorra. De cinqüenta pecadores dessas cidades, com o saber pedir de Abraão é reduzido Pai para dez, apenas.

Segunda leitura. São Paulo aos colossenses, agradece a Deus por te-los tornados idôneos, dignos da herança dos justos, dos santos de luz.

No evangelho de hoje, Lucas aprofunda o estudo e a compreensão da oração; como se deve orar. Os discípulos se interessam em aprender a orar, quando vêem Jesus orar. também. João Batista já havia ensinado seus discípulos a orar.

Certo dia, os discípulos presenciaram Jesus a orar e pediram ao mestre que os ensinasse, também, a orar.

Mais resumidamente que em ateus, Jesus ensinou a oração do Pai Nosso, a oração perfeita que existe. Repetindo o evangelho, assim é a oração:

: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino;
3 dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano;
4 e perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos deve; e não nos deixes entrar em tentação, [mas livra-nos do mal.]

Em Mateus, a oração do Pai Nosso consta e mais:

seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu.

ita, a oração do Pai Nosso, incluindo o pedido de Mateus, consta de sete pedidos dirigidos ao céu e à terra.

Os três primeiros pedidos dirigem-se ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Apontam para os céus.

As quatro outras petições dirigem para a terra; referem-se às relações dos homens e suas necessidades básicas. O pão nosso de cada dia, o perdão dos pecados, as tentações e o mal.

Com esta oração, Jesus nos ensinou a proteção total de nossa pessoa. Permitiu-nos, em poucas palavras, pedir a Deus tudo o que necessitamos. Aproximou-nos do Pai, nos céus e nos fez próximos, aqui na g terra, uns dos outros.

Ainda, este evangelho, mostra que Deus, mais do que os homens, dará mais do que coisas boas, dará o próprio Espírito Santo.

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!

Bom dia para todos.

Wanda e Tatai


25.07.2010.

Nenhum comentário: