terça-feira, 10 de agosto de 2010



Convite
"O que ouvis ao ouvido pregai sobre os terraços"
A Palavra de Deus corre pelas estradas do mundo, inclusive, as da comunicação. Deve entrar nas famílias, ser Lida e rezada por Pais e filhos sendo a Lâmpada dos seus passos nos caminhos da existência. Deve entrar nas escolas, instituições e ambientes culturais porque, por séculos têm sido referência capital na arte, na literatura, na música, no pensamento e na própria ética comum. Sua riqueza simbólica, poética e narrativa a torna um estandarte de beleza, seja para a fé, seja para a própria cultura. O que nos faz convidar você, sua família, sua instituição, seu grupo, movimento, comunidade e pastoral para fazermos da Festa de São Roque um momento de encontro de irmãos, de escuta da Palavra, de crescimento na fé e de Celebração do mistério de Cristo e do mistério vida. Venha celebrar COI1OSco.

1ª NOITE - 07/08 SÁBADO

Sub-tema: NO CORAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS O MISTÉRIO DE CRISTO, NO CORAÇÃO DE CRISTO O MISTÉRIO DA IGREJA.
Animadores: ECC, Pastoral Familiar, e Comunidade São Cosme e São Damião.
Convidados: Motoristas, taxistas, moto taxistas e proprietários de veículos automotores.
18:30 - Caminhada: Saindo da Comunidade São Cosme e São Damião

2ª- NOITE - 08/08 DOMINGO
Sub-tema: A PALAVRA DE DEUS NA VIDA DA PESSOA E DA COMUNIDADE DE FÉ.
Animadores: Curso de Igreja, Cursilho e Comunidade São Cristóvão.
Convidados: FM Ipiaú, Radio Livre, AM Educadora, Voz da Cidade, MSP Sonorização e Araújo Publicidades.
18:30 - Caminhada: Saindo da Comunidade São Cristóvão (Vila Esperança)

3a NOITE 09/08 SEGUNDA-FEIRA
Sub-tema: A IGREJA NASCE, VIVE E SE ALIMENTA DA PALAVRA DE DEUS.
Animadores: Catequese de Batismo, Eucaristia e Comunidade Santa Terezinha
Convidados: Poderes: Legislativo, Executivo, Judiciário. Secretarias, e funcionários Públicos municipais, estaduais e federais.
18:30 -Caminhada: Saindo da Comunidade Santa Terezinha.

4a NOITE -10/08 TERÇA-FEIRA
Sub-tema: A PALAVRA DE DEUS PERMEIA E ANIMA NA FORÇA DO ESPÍRITO SANTO TODA A VIDA DA IGREJA.
Animadores: Equipe de Liturgia, Pastoral da Criança e Comunidade São Pedro. Convidados: Comerciantes, Comerciários e Feirantes. Empresas: ASSUPI, Doce mel, Polpa Eva, Greyce Mel, A PROLEITE.' ..
18:30 - Caminhada: Saindo da comunidade São Pedro

5ª NOITE -11/08 QUARTA-FEIRA
Sub-tema: A PALAVRA DE DEUS E A EUCARISTIA NA VIDA E NA MISSÂO DAIGREJA.
Animadores: MECE, Coroinhas, RCC e Comunidade Santa Rita de Cássia. Convidados: Instituições: Maçonaria, Rotary Club Ipiaú, Rotary Club, Rio das Contas, Sindicato dos Trabalhadores, Sindicato Patronal. Bancários, Contadores, CORREIOS, EMBASA, COELBA, META, MIRABELA, CEPLAC, APROCASBA. 18:30 - Caminhada: Saindo da Comunidade Santa Rita

6ª- NOITE -12/08 QUINTA-FEIRA
Sub tema: A PALAVRA DE DEUS E A PRÁTICA DA CARIDADE NA VIDA DA IGREJA E NA CONSTRUÇÃO DO REINO.
Animadores: Apostolado da Oração, Pastoral do Dizimo, Hora da Graça e Comunidade Fazenda do Povo.
Convidados: Paróquias do Zonal: Gongogi, Ubatan, Barra do Rocha, Ibirataia, São José Operário de Ipiaú.
18:30 Caminhada: Saindo da Praça do Cinqüentenário

7ª- NOITE -13/08 SEXTA-FEIRA
Sub-tema: A PALAVRA DE DEUS SUSTENTA A IGREJA AO LONGO DA HISTÓRIA E A ORIENTA NOS SEUS DESAFIOS RELIGIOSOS E SOCIAIS. Animadores: Movimentos Marianos: Legião de Maria, Mãe Rainha, Congregação Mariana, Lar de Nazaré, Comissão do Mês de Maio, Comunidade Nossa Senhora da Graças e Coral Canarinhos.
Convidados: Paróquias vizinhas, Dario Meira, Itajibá, Jitaúna. Faculdades: UNEB, FACSA, FACE, EDUCON, UNIRB e IBRC. Escolas Públicas e Particulares. Estudantes, Professores e Funcionários da Educação.
18:30 Caminhada: Saindo da Comunidade Nossa Senhora das Graças

8a NOITE -14/08 SÁBADO
Sub-tema: A PALAVRA DE DEUS, FONTE DE DIÁLOGO ENTRE AS CULTURAS E A CULTURA MODERNA.
Animadores: Movimentos Jovens: EJC, VINDE JOVEM, MARANATHA, Grupos Jovens, Pastoral da Juventude, Catequese de Crisma e Comunidade da Matriz. Convidados: OAB, Policias: Militar e Civil, Liga Desportiva, Associação de Árbitros e Hospitais, Clinicas médicas, ortopédica, odontológicas, academias e Profissionais da Saúde
18:30 Caminhada: Saindo do Centro Pastoral (Bairro da Conceição)

9a NOITE -15/08 DOMINGO
Sub-tema: ESCRITURA, TRADIÇÃO E MAGISTÉRIO NA ECONOMIA SALVÍFICA DE DEUS E DA IGREJA.
Animadores: Comissão da Festa, Equipe de Liturgia, Pastoral dos Surdos e Comunidade da Matriz.
Convidados: APAE, ADAS, Grupos da Terceira Idade, Associação dos Portadores de deficiências, Roques, devotos de São Roque, Filhos de Ipiaú que moram fora. 18:30 Caminhada: Saindo da Rua São Roque .


• São Roque, o peregrino de Deus.
Sabemos que São Roque nasceu na França, pelos fins do século treze ou no início do quatorze, de pais nobres e cristãos. Perdendo os pais ainda jovem, renunciou à nobreza e distribuiu seu rico patrimônio aos pobres para tornar-se pobre e peregrino como Cristo. Aos 20 anos saiu ocultamente de sua cidade, dirigindo-se a Roma e à Terra Santa em peregrinação de penitência. Durante a viagem, a cerca de 100 quilômetros de Roma, deparou com a peste negra que assolava a cidade de Aquapendente. Interrompeu sua peregrinação e se pôs à disposição dos empestados, tratando suas chagas, consolando-os e curando-os em nome de Jesus.
Após livrar aquela cidade da epidemia, ia reiniciar sua caminhada para Roma, quando lhe chegam notícias alarmantes sobre a devastação que a peste fazia entre as populações da Província da Romanha. Dirige-se imediatamente para as cidades de Cesena e Rimini, lutando contra a doença com suas preces e penitências, com seu trabalho e milagres.
Em Placência (Piacenza) encontra novo foco da doença e, no cuidado dos empestados, ele também contraiu a peste negra. Para não ser pesado a ninguém, e com o fim de se tratar, retirou-se para um bosque, situado à beira de uma nascente. Curado miraculosamente por Deus e miraculosamente alimentado por um cão, o nosso santo tomou o caminho para a última e derradeira etapa da caminhada de volta a sua cidade de Montpellier.
Após oito anos de peregrinação e de doação aos irmãos doentes, Roque deixa a Itália, que se tornará sua pátria como santo protetor contra as epidemias. Chega a
Montpellier como migrante desconhecido. Tomado por vagabundo e espião, foi encarcerado por cinco longos anos. Morreu no cárcere com 32 anos de idade. Só então foi reconhecido como filho da terra, da nobre família Rog, e seus conterrâneos lhe tributaram honra e veneração.
Em 1485, a maior parte de suas preciosas relíquias foram transferidas para Veneza, onde a Irmandade, instituída sob seu patrocínio, construir-lhe-ia a mais célebre igreja. Aquela cidade foi o foco de irradiação de sua devoção e de seu culto para o mundo inteiro. A República de Veneza, rainha dos mares, contribuiu poderosamente para elevar o nome, o culto e a glória de São Roque.
VIDA DE SÃO ROQUE de Júlio J. Brustoloni
Cheios fé, alegres pela festa do nosso Padroeiro, pedindo a Jesus Cristo, ficai conosco, Senhor, cantemos o Hino São Roque.


HINO DE SÃO ROQUE

1. Salve, salve São Roque portento/ Das virtudes divinas e do amor
Recebeste de Deus doce alento/ Nas batalhas do mundo traidor

REFRÃO: SALVE SÃO ROQUE AMADO/ ÈS MENSAGEIRO CELESTE
LEVA JESUS NOSSO BRADO CONTRA O CONTÁGIO DA PESTE

2. Recebeste de Deus ó São Roque/ As virtudes divinas e do amor
Que nos livre da peste ferina/ Do demônio cruel tentador

REFRÃO: SALVE SÃO ROQUE AMADO/ ÉS MENSAGEIRO CELESTE
LEVA JESUS NOSSO BRADO CONTRA O CONTÁGIO DA PESTE

3. De Jesus mestre santo adorado/ No seu corpo e no seu pensamento
Aos leprosos caídos na estrada/ Ias logo lenir os tormentos


Ipiaú (Ba,) 07 de agosto de 2010.

Nenhum comentário: