sexta-feira, 6 de agosto de 2010

DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano C – Lucas

08 de agosto de 2010

Edvaldo Santiago

Dia do Senhor

19º Domingo do Tempo Comum

Oração do Dia

Espírito de prontidão, que eu esteja em contínuo alerta, à espera do Senhor que vem, libertando meu coração do apego exagerado aos bens deste mundo. (Paulinas)

Leituras Litúrgicas

1ª Leitura – Sabedoria 18, 6 - 9

6. Esta mesma noite tinha sido conhecida de antemão por nossos pais, para que, conhecendo bem em que juramentos confiavam, ficassem cheios de coragem.
7. Assim vosso povo esperava tanto a salvação dos justos como a perdição dos ímpios,
8. e pelo mesmo fato de terdes destruído nossos inimigos, vós nos convidastes a ser vossos e nos honrastes.
9. Por isso, os santos filhos dos justos ofereciam secretamente um sacrifício; de comum acordo estabeleciam o pacto divino: que os santos participariam dos mesmos bens e correriam os mesmos perigos; e entoavam já os hinos de seus pais,

Salmos 32, 1 - 4

1. Exultai no Senhor, ó justos, pois aos retos convém o louvor.
2. Celebrai o Senhor com a cítara, entoai-lhe hinos na harpa de dez cordas.
3. Cantai-lhe um cântico novo, acompanhado de instrumentos de música,
4. porque a palavra do Senhor é reta, em todas as suas obras resplandece a fidelidade:
5. ele ama a justiça e o direito, da bondade do Senhor está cheia a terra.

2ª Leitura – Hebreus 11, 1 - 2. 8 - - 19

1. A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê.
2. Foi ela que fez a glória dos nossos, antepassados.
8. Foi pela fé que Abraão, obedecendo ao apelo divino, partiu para uma terra que devia receber em herança. E partiu não sabendo para onde ia.
9. Foi pela fé que ele habitou na terra prometida, como em terra estrangeira, habitando aí em tendas com Isaac e Jacó, co-herdeiros da mesma promessa.
10. Porque tinha a esperança fixa na cidade assentada sobre os fundamentos (eternos), cujo arquiteto e construtor é Deus.
11. Foi pela fé que a própria Sara cobrou o vigor de conceber, apesar de sua idade avançada, porque acreditou na fidelidade daquele que lhe havia prometido.
12. Assim, de um só homem quase morto nasceu uma posteridade tão numerosa como as estrelas do céu e inumerável como os grãos de areia da praia do mar.
13. Foi na fé que todos (nossos pais) morreram. Embora sem atingir o que lhes tinha sido prometido, viram-no e o saudaram de longe, confessando que eram só estrangeiros e peregrinos sobre a terra (Gn 23,4).
14. Dizendo isto, declaravam que buscavam uma pátria.
15. E se se referissem àquela donde saíram, ocasião teriam de tornar a ela...
16. Mas não. Eles aspiravam a uma pátria melhor, isto é, à celestial. Por isso, Deus não se dignam de ser chamado o seu Deus; de fato, ele lhes preparou uma cidade.
17. Foi pela sua fé que Abraão, submetido à prova, ofereceu Isaac, seu único filho,
18. depois de ter recebido a promessa e ouvido as palavras: Uma posteridade com o teu nome te será dada em Isaac (Gn 21,12).
19. Estava ciente de que Deus é poderoso até para ressuscitar alguém dentre os mortos. Assim, ele conseguiu que seu filho lhe fosse devolvido. E isso é um ensinamento para nós!



Jesus, o Tesouro Maior!


Evangelho – Lucas 12, 32 - 48

32. Não temais, pequeno rebanho, porque foi do agrado de vosso Pai dar-vos o Reino.
33. Vendei o que possuís e dai esmolas; fazei para vós bolsas que não se gastam, um tesouro inesgotável nos céus, aonde não chega o ladrão e a traça não o destrói.
34. Pois onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.
35. Estejam cingidos os vossos rins e acesas as vossas lâmpadas.
36. Sede semelhantes a homens que esperam o seu senhor, ao voltar de uma festa, para que, quando vier e bater à porta, logo lha abram.
37. Bem-aventurados os servos a quem o senhor achar vigiando, quando vier! Em verdade vos digo: cingir-se-á, fá-los-á sentar à mesa e servi-los-á.
38. Se vier na segunda ou se vier na terceira vigília e os achar vigilantes, felizes daqueles servos!
39. Sabei, porém, isto: se o senhor soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria sem dúvida e não deixaria forçar a sua casa.
40. Estai, pois, preparados, porque, à hora em que não pensais, virá o Filho do Homem.
41. Disse-lhe Pedro: Senhor, propões esta parábola só a nós ou também a todos?
42. O Senhor replicou: Qual é o administrador sábio e fiel que o senhor estabelecerá sobre os seus operários para lhes dar a seu tempo a sua medida de trigo?
43. Feliz daquele servo que o senhor achar procedendo assim, quando vier!
44. Em verdade vos digo: confiar-lhe-á todos os seus bens.
45. Mas, se o tal administrador imaginar consigo: Meu senhor tardará a vir, e começar a espancar os servos e as servas, a comer, a beber e a embriagar-se,
46. o senhor daquele servo virá no dia em que não o esperar e na hora em que ele não pensar, e o despedirá e o mandará ao destino dos infiéis.
47. O servo que, apesar de conhecer a vontade de seu senhor, nada preparou e lhe desobedeceu será açoitado com numerosos golpes.
48. Mas aquele que, ignorando a vontade de seu senhor, fizer coisas repreensíveis será açoitado com poucos golpes. Porque, a quem muito se deu, muito se exigirá. Quanto mais se confiar a alguém, dele mais se há de exigir.

Comentário do Evangelho

Jesus no cumprimento da vontade do Pai amoroso

• A Celebração Eucarística de hoje nos ensina como conciliar nosso tesouro com o nosso coração. A Campanha da Fraternidade deste ano 2010 trata deste assunto, com o Lema: Lema: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24)

ONDE ESTÁ TEU TESOURO, AÍ ESTARÁ TEU CORAÇÃO -

No Evangelho de hoje, Lucas traça sua narrativa em três segmentos; em todos eles, existe a primazia do Reino de Deus sobre todas as coisas.

São as três direções o tema desenvolvido por Lucas; como lidar com os bens terrenos, a vigilância sobre nossas ações e o juízo final.

Dirigindo-Se ao Seu pequeno rebanho, Jesus tranqüiliza-o com a promessa de que o Reino é dele, que dado pelo Pai. Acrescenta Jesus que o tesouro de cada um se encontra no mesmo lugar onde estiver seu coração.

Que não se apegquem as pessoas aos bens terrenos, `s coisas materiais. Com o tempo, as coisas se desgastam, as traças consomem e os ladrões roubam. Vale e só isso vale realmente; o Reino dos céus. O tesouro celeste que aí se guarda para a vida inteira.

Esse tema continua vigente, atual, como em todos os tempos; ontem como hoje, sempre é assim; Os milionários, os poderosos políticos, os astros e estrelas e seus sucessos onde e como guardam seu coração. Na fama, na ilusão do momento, por acaso se lembram de agradecer a Deus suas vitórias? Lembrar-se-ão dos mais pobres e necessitados? E o tema continua a inquietar; onde está teu coração, aí estará eu coração!

Vem-nos, em seguida, a vigilância, a cautela em tratar desse assunto. Que vigiemos, constantemente, nossas ações, nossas atitudes. São bem-aventurados todos aqueles que fizerem a vontade do Pai, sendo solidários para com todos. Ter sempre em mente, a partilha, a humildade, a compaixão. Evitar sempre o dualismo e priorizar a unidade, pois somos dependentes, em tudo, todas as pessoas.

Exemplo maior nos dá Jesus Cristo, a Quem devemos seguir, como o fizeram seus apóstolos, santos e santas. Como humano viveu Ele até os trinta nos e jamais se fez valer como Filho de Deus.

Vigiai e orai, pois ninguém sabe a hora A vida não nos pertence.

Lucas conclui sua narrativa com o prêmio da salvação para aqueles que, durante sua vida andou pelos caminhos do amor, da solidariedade, da oração e da partilha. A esses está a garantia da salvação, já o dissemos, são bem-aventurados.

Na primeira leitura, em a Sabedoria, Deus já havia dado coragem aos mais antigos, aos mais velhos no trato com as coisas de Deus.

Em Hebreus, segunda leitura, Paulo realça, afirma, propõe, como salvação e a conquista ao Reino, o compromisso da Fé. A fé que levou Abraão a dar a Deus seu filho em sacrifício, a fé dos mártires. A fé que a alavanca que sustenta a todos nós em qualquer lugar, em qualquer circunstância.

Com a Eucaristia de hoje, que nos fique a lição: as pessoas são mais importantes que as coisas. Estas fenecem, se acabam, são ilusões. Só Deus é eterno e permanece conosco a vida inteira.


LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!


Bom Domingo para todos.


Wanda e Tatai


08.08.2010.

Nenhum comentário: