terça-feira, 17 de agosto de 2010

UNEB - 10 ANOS SEM EUCLIDES

DEPOIMENTOS SOBRE EUCLIDES NETO
EMOCIONAM ESTUDANTES EM SEMINÁRIO NA UNEB



A Universidade Estadual da Bahia – UNEB, através do Campus XXI, em Ipiaú, deu prosseguimento, nesta sexta (23), ao Seminário Grandes Autores, focalizando a obra de Euclides Teixeira Neto. Nesta tarde, de acordo com a programação, aconteceu a Mesa-Redonda com a presença dos “Informantes”; pessoas que conviveram com o homenageado ou que estudaram a sua obra: os trabalhos foram mediados pelo Diretor do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DHCT-UNEB, Prof. Otávio Assis e contou com a participação do Prof. MSc. Domingos Ailton (Academia de Letras de Jequié), Profª. DSc. Jussara Midlej (UESB), Prof. Edvaldo Santiago (Tatai), do Jornalista Wilson Midlej e do Odontólogo e ex-deputado Everton Almeida.


Os partícipes evidenciaram traços da vida cotidiana de Euclides Neto em variados aspectos: sua militância política, suas características de gestor público, sua trajetória como cronista e contista, como chefe de família, amigo, cacauicultor, advogado. Assim, ao longo de duas horas, foram reveladas nuanças importantes de sua rica existência - a exemplo de sua participação como incentivador da Academia Jequieense de Letras - fato relembrado pelo professor Domingos Ailton. Todos foram unânimes em classificá-lo como um escritor talentoso e uma pessoa de absoluta retidão de caráter.
Destacaram-se, também as narrativas da professora Jussara Midlej e do professor Tatai, os quais revelaram aspectos interessantes e inéditos da personalidade e do comportamento do escritor. “O Dr. Euclides, apesar de se professar ateu, tinha atitudes humanistas valiosas. Sua intransigência em defender os oprimidos, em lutar pela existência civil destes e em viabilizar meios de retirá-los de suas condições de mais fracos, demonstrava que possuía sentimentos dignos de quem seguia orientação divina e, não apenas, de quem cultivava uma ideologia marxista”, afirmou a profª. Jussara.

Por sua vez, o professor Tatai discorreu de modo simples e emocionante, acerca do longo tempo de convivência com o autor de “Os Magros” relembrando momentos preciosos de sua militância ativa em favor dos trabalhadores das roças de cacau, pessoas/fontes inspiradoras de seus escritos. Destacou a profunda amizade que os unia e ressaltou a brilhante e generosa personalidade do homenageado defendido, veementemente, por boa parte da comunidade ipiauense, quando acusado de “subversivo” no período da ditadura militar.


O encerramento do evento, à noite, ficou a cargo de outros amigos de Dr. Euclides Neto como o ex-governador Waldir Pires e do Jornalista Emiliano José, que abordaram o tema “Euclides Neto, o Político”.


De parabéns, os professores Adilma Rocha, Ana Sayonara e Otávio Assis, pela brilhante iniciativa e expressiva contribuição para a cultura baiana.

Reportagem e comentário do
competente jornalista, amigo.
e conterrâneo, Wilson Midlej,
especialmente para o nosso blog,
CONVERSA AMIGÁVEL COM TATAI.

17.08.2010.

Nenhum comentário: