terça-feira, 16 de dezembro de 2008

3ª Semana do Advento - João Batista

- 3ª Semana do Advento -


Edvaldo Santiago

Introdução

Estamos a uma semana do Natal, nascimento do Filho de Deus!
São protagonistas desta Celebração Eucarística: o profeta Isaías, Lucas, São Paulo e João Evangelista.

A temática do Domingo, 14 deste mês, é João Batista, o precursor de Jesus e a sua influência no Plano da Salvação.

Acompanhemos as leituras bíblicas e o comentário geral da Missa de Domingo.

O profeta Isaías 61, 1 - 2a. 10 - 11

1 O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
2 a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus
10 Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus, porque me vestiu de vestes de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como noivo que se adorna com uma grinalda, e como noiva que se enfeita com as suas jóias.
11 Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o horto faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor Deus fará brotar a justiça e o louvor perante todas as nações.

· Cânticos – Lucas 1, 46 - 48.

46 Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,
47 e o meu espírito exultam em Deus meu Salvador;
48 porque atentou na condição humilde de sua serva. Desde agora, pois, todas as gerações me chamarão bem-aventurada.
49 porque o Poderoso me fez grandes coisas; e santo é o seu nome.
50 E a sua misericórdia vai de geração em geração sobre os que o temem.
53 Aos famintos encheu de bens, e vazios despediu os ricos.
54 Auxiliou a Isabel, seu servo, lembrando-se de misericórdia.

1 Tessalonicenses 5, 16 – 24

16 Regozijai-vos sempre.
17 Orai sem cessar.
18 Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
19 Não extingais o Espírito;
20 não desprezeis as profecias,
21 mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom;
22 Abstende-vos de toda espécie de mal.
23 E o próprio Deus de paz vos santifiquem completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

24 Fiel é o que vos chama, e ele também o fará.

João 1, 6 - 8. 19 – 28

6 Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.
7 Este veio como testemunha, a fim de dar testemunho da luz, para que todos cressem por meio dele.
8 Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz.
19 E este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu?
20 Ele, pois, confessou e não negou; sim, confessou: Eu não sou o Cristo.
21 Ao que lhe perguntaram: Pois que? És tu Elias? Respondeu ele: Não sou. És tu o profeta? E respondeu: Não.
22 Disseram-lhe, pois: Quem és? para podermos dar resposta aos que nos enviaram; que dizes de ti mesmo?
23 Respondeu: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.
24 E os que tinham sido enviados eram dos fariseus.
25 Então lhe perguntaram: Por que batizas, pois, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?
26 Respondeu-lhes João: Eu batizo em água; no meio de vós está um a quem vós não conheceis.
27 aquele que vem depois de mim, de quem eu não sou digno de desatar a correia da alparca.

28 Estas coisas aconteceram em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando.

Comentário

João veio como testemunha



João Batista era filho do sacerdote Zacarias e Isabel.

Sua atuação como profeta aconteceu entre os anos de 742 e 687 antes de Cristo – A. T. quando anunciava, na Judéia e em Jerusalém, a vinda do Messias. Já predizia o poder de Deus sobre todas as coisas; noticiava, na Judéia e em Jerusalém, a vinda do Messias.

João Batista e Jesus - Batismo

Este versículo de Isaías atesta a profecia sobre Jesus Cristo, o Messias que os judeus não aceitaram, como o Enviado do Pai:

“1 O Espírito do Senhor Deus está sobre mim,
porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos;
enviou-me a restaurar os contritos de coração,
a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos”.


Em Cânticos, Lucas menciona o canto sublime de Maria, ao ser agraciada como Mãe de Jesus, Filho do Altíssimo. Magnificat significa a atitude, a voz, todo o ser de Maria Imaculada pela graça de ter sido escolhida como Mãe do Filho de Deus.

48 porque atentou na condição humilde de sua serva.
Desde agora, pois,
todas as gerações me chamarão bem-aventurada.

O Sim de Maria dado, em resposta ao anjo Gabriel tornou-a Mãe de todos os viventes, Mãe da humanidade.

São Paulo nos impele à vigilância, em fazendo a vontade do Pai. Em sua exortação, nos leva o apóstolo a crer em Deus, confiar nas profecias e ter certeza de que o Filho do Homem é uma realidade, o caminho certo para a nossa salvação.

Sobretudo, nos recorda como seres humanos dotados de corpo, alma e espírito, o que nos torna o ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus.

Finalmente, o centro do Evangelho de hoje: João Batista.

Ele era filho de sacerdote, deveria estar no templo, com outros sacerdotes, da linhagem mais alta de Jerusalém e de Judá.

Todavia, Deus o enviou, antes de Jesus, como Seu precursor. Veio ao mundo anunciar que depois dele viria o, Salvador do mundo, o Messias esperado e não aceito pelos seus, pelos judeus, que O rejeitaram.

Em vez de gozar do prestígio e das honrarias do templo, João preferiu viver no deserto, vestido de pele de camelo e alimentar-se de gafanhoto. Ao tempo em que bradava a todos pela conversão e o arrependimento dos seus pecados.

Gritava bem alto que estaria por vir o Filho de Deus, o Messias, que seria o Redentor do mundo, o Enviado do Pai, o Verbo encarnado.

21 Ao que lhe perguntaram: Pois que? És tu Elias? Respondeu ele: Não sou. És tu o profeta? E respondeu: Não.
22 Disseram-lhe, pois: Quem és? para podermos dar resposta aos que nos enviaram; que dizes de ti mesmo?
23 Respondeu: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.


Com humildade, não se deixou confundir com o Messias, confessando não ser digno de desatar Suas sandálias. Com ciúme os discípulos seus protestavam porque esses se afastavam dele, seguindo Jesus.

A essa queixa, João respondia: É bom que Ele cresça e eu diminua.

João batizava em água, com o fim do perdão dos pecados. Foi esse mesmo João que batizou Jesus em água, todavia foram surpreendidos todos pela aparição do Espírito Santo, em forma da pomba, e a voz de Deus Pai que anunciava ser Jesus Seu Filho amado.

Perseguido pelos inimigos do Reino, por denunciar, inclusive, Herodes, por ordem deste foi preso e, posteriormente, ordenado que lhe fosse cortada a cabeça. Sabedor da morte de João, iniciou Jesus Seu ministério, começando a pregação com as proféticas palavras das Isaías. Concluindo com a célebre expressão:

“Hoje se cumpriu este oráculo” (Lucas 4, 18 - 21).

Concluindo, foi João de tal importância na história da Salvação, que o Mestre disse a seu respeito, ser ele, João Batista, o maior nascido de mulher; todavia, o menor no Reino de Deus.

Finalmente, com João Batista, encerra-se o Antigo Testamento e se inicia o Novo, com a Nova e Eterna Aliança, com Nosso Senhor Jesus Cristo!


Vinde, Senhor Jesus!


16.12.2008

Nenhum comentário: