quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Epifania do Senhor - Mateus 2,1-12

EVANGELHO DO DIA

Ano B – Marcos

Dia: 04/01/2009

- Epifania do Senhor -

· Epifania significa manifestação divina, aparição, fenômeno religioso, presença do Messias, identificado por Jesus Cristo.8/

Epifania vem do grego e significa, na vida cristã, a assunção humana de Jesus Cristo, quando o Filho de Deus dá-se a conhecer ao mundo. Em sentido literário, epifania é o momento privilegiado de um acontecimento sublime, divino, iluminado que nos faz acordar e seguir caminhos novos, novo rumo de vida. Significa qualquer fato novo, inusitado que nos abra os olhos, mostrando-nos uma nova e brilhante forma de vida.

No mundo cristão, três momentos especiais e divinos nos indicam a Epifania do Senhor: “A visita dos Reis Magos ao Recém-nascido, Jesus Cristo, Lhe oferecendo Incenso, ouro e mirra” (Mateus 2, 1 – 12); “Batismo de Jesus Cristo no rio Jordão com João Batista” (Marcos 1, 8 - 9); “Bodas de Caná” início do Ministério de Jesus Cristo” (João 2, 1 – 10).

A igreja comemora a Epifania do Senhor 12 dias após o Natal.

A celebração eucarística de hoje, conta as leituras de Isaías, Salmo 72, Paulo em Efésios e Mateus com o Evangelho.

Vamos ler e refletir toda a celebração:

Isaías 60, 1 - 12.

1 Levanta-te, resplandece, porque é chegada a tua luz, e é nascida sobre ti a glória do Senhor.
2 Pois eis que as trevas cobrirão a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti.
3 E nações caminharão para a tua luz, e reis para o resplendor da tua aurora.
4 Levanta em redor os teus olhos, e vê; todos estes se ajuntam, e vêm ter contigo; teus filhos vêm de longe, e tuas filhas se criarão a teu lado.
5 Então o verás, e estarás radiante, e o teu coração estremecerá e se alegrará; porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas das nações a ti virão.
6 A multidão de camelos te cobrirá, os dromedários de Midiã e Efá; todos os de Sabá, virão; trarão ouro e incenso, e publicarão os louvores do Senhor.

Salmo 72, 11 - 18

11 Todos os reis se prostrem perante ele; todas as nações o sirvam.
12 Porque ele livra ao necessitado quando clama como também ao aflito e ao que não tem quem o ajude.
13 Compadece-se do pobre e do necessitado, e a vida dos necessitados ele salva.
14 Ele os liberta da opressão e da violência, e precioso aos seus olhos é o sangue deles.
15 Viva, pois, ele; e se lhe dê do ouro de Sabá; e continuamente se faça por ele oração, e o bendigam em todo o tempo.
16 Haja abundância de trigo na terra sobre os cumes dos montes; ondule o seu fruto como o Líbano, e das cidades floresçam homens como a erva da terra.
17 Permaneça o seu nome eternamente; continue a sua fama enquanto o sol durar, e os homens sejam abençoados nele; todas as nações o chamem bem-aventurado.
18 Bendito seja o Senhor Deus, o Deus de Israel, o único que faz maravilhas.

Efésios 2 - 3. 5 - 6

2 Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada;
3 como pela revelação me foi manifestado o mistério, conforme acima em poucas palavras vos escrevi
5 o qual em outras gerações não foi manifestado aos filhos dos homens, como se revelou agora no Espírito aos seus santos apóstolos e profetas,
6 a saber, que os gentios são co-herdeiros e membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho;

Mateus 2, 1 - 12

1 Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos que perguntavam:
2 Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo.
3 O rei Herodes, ouvindo isso, perturbou-se, e com ele toda a Jerusalém;
4 e, reunindo todos os principais sacerdotes e os escribas do povo, perguntava-lhes onde havia de nascer o Cristo.
5 Responderam-lhe eles: Em Belém da Judéia; pois assim está escrito pelo profeta:




Os visitantes do Oriente

6 E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel.
7 Então Herodes chamou secretamente os magos, e deles inquiriu com precisão acerca do tempo em que a estrela aparecera;
8 e enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino; e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore.
9 Tendo eles, pois, ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela que tinham visto quando no oriente ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino.
10 Ao verem eles a estrela, regozijaram-se com grande alegria.
11 E entrando na casa, viram as meninas com Maria suas mães e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro incenso e mirra
12 Ora, sendo por divina revelação avisados em sonhos para não voltarem a Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho.

· Comentário do Evangelho


Estrela de Davi

No Evangelho de Mateus, esta manifestação se dá através de uma estrela a magos (sábios astrólogos) do Oriente. É a "estrela de Davi", símbolo judaico que exprime a esperança messiânica deste povo.

A manifestação de Jesus, no seu nascimento, cumpre-se a profecia de Isaías

Mateus associa ao nascimento de (primeira leitura). Esta narrativa da adoração de Jesus pelos magos do Oriente, que trazem presentes de ouro, para o Rei, incenso para o Deus Filho e mirra, para o Verbo encarnada – o Homem.

Na primeira manifestação de Jesus, assumindo as condições humanas, já todos os reis se curvam ao Seu Reino de Amor e Paz. Porque Ele vem ao mundo, de modo universal, em favor dos menos favorecidos, dos prisioneiros, os humildes (Salmo).

Em Efésios, São Paulo, comenta o mistério da Encarnação que faz dos gentios co-herdeiros Deus, pois o Senhor da Vida enviou Seu Filho para todos e não mais para os judeus, como antes se entendia.

Nosso Senhor Jesus Cristo manifestou-se primeiro aos humildes pastores que se ajoelharam diante d’Ele em O reconhecendo como Filho de Deus!


Que neste Ano de 2009 que está começando,
a manifestação do Senhor
esteja sempre conosco!


04.01.2009

Nenhum comentário: