segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

TEMPO DO ADVENTO - INÍCIO DO ANO LITÚRGICO DE 2009


- TEMPO DO ADVENTO -

“Pois a Sabedoria entrará no teu coração, e


o conhecimento será aprazível à tua alma”
Provérbios 2, 10;

MARANA THA!
“Vem, Senhor Jesus”!

23 de novembro de 2008
Ano A – Mateus
Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo!
Término do Tempo Comum e do Ano Litúrgico

30 de novembro de 2008,
Ano B – Marcos
1º Domingo do Advento
Início do Ano Litúrgico de 2009

· 30 de novembro de 2008 – Domingo - eis que termina o Ano Litúrgico da nossa Igreja. Ou melhor, Sábado, 29 de novembro de 2008, à tarde, termina o Ano A – Mateus, 2008, antes das primeiras vésperas do Domingo, 30, 1º Domingo do Advento.

Diferente do calendário civil que começa em janeiro e termina em dezembro, o Ano Litúrgico da Igreja termina com a Solenidade de Cristo Rei e começa com o Tempo do Advento, 1º Domingo.

Em 2008, Ano A, tivemos Mateus como evangelista. Em 2009, Ano B, teremos como evangelista, Marcos..

- TEMPO DO ADVENTO -

Quatro domingos, quatro semanas, todas elas dedicadas ao Tempo do Advento, que significa “estar por vir”, “chegada”. Preparação, reflexão para o Natal, Dia do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Há relatos de que o Advento começou a ser vivido entre os séculos IV e VII em vários lugares do mundo, significando a preparação para o Natal.

No século IV, na França e na Espanha, esse Tempo do Advento tinha caráter ascético, místico, contemplativo, com jejum, abstinência, duração de seis semanas, como na Quaresma de São Martinho. Esse ascetismo consistia na preparação para o Batismo, por ocasião da Epifania.

No século VII, em Roma, o Tempo do Advento tomou caráter escatológico, recordando a segunda vinda de Jesus Cristo, duração de cinco semanas.

Somente com a reforma litúrgica da Igreja, o Tempo do Advento passou a ter aspectos, tanto da vinda definitiva do Senhor, como da preparação para do Dia do Seu Nascimento – Natal -, em quatro semanas.

ADVENTO


JESUS CRISTO


- TEOLOGIA DO ADVENTO –


Revela-se, no Tempo do Advento o Mistério de Jesus Cristo, Sua encarnação, Sua vinda, inserido nesse mistério, a dimensão histórica da salvação. É um período de profunda reflexão sobre as coisas de Deus, sobre os Seus desígnios.

E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós,
cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória,
como a glória do unigênito do Pai”.

João 1, 14

E a Palavra se fez homem. E o Cristo se fez homem. E o Logos se fez carne, se fez homem e habitou entre nós. Jesus Cristo vive entre nós, vive dentro de nós, em cada um de nós.

Jesus Cristo, Filho unigênito do Pai, é antes de Abraão, antes de Davi. “Por Ele todas as coisas foram feitas e nada sem Ele foi feito” (Prólogo de João).

“Ensinando-os a observar todas as coisas
que eu vos tenho mandado;
e eis que eu estou convosco
todos os dias, até a consumação dos séculos”
Mateus 28,20

Ao se fazer carne, Deus , além de plenificar o tempo, torna próximo o Seu Reino. Confima no Seu Filho a realidade salvífica, abre para todos nos um Novo Tempo. Faz com que todos tenhamos oportunidade de nos tornar o Novo Homem e, Nosso Senhor Jesus Cristo.

O período do Advento nos abre os olhos, nos proporciona enxergar um novo tempo: o tempo da alegria, da esperança, do arrependimento, da conversão. São quatro semanas em que nos descobrimos missionários em ação, buscando a Paz, a Solidariedade, a Partilha, a Fraternidade Universal,

Advento – do latim, “adventus”, vinda, chegada, O evangelista Marcos, Ano B, nos adverte em o Evangelho de hoje 13,33 - 37: “Vigiai, pois ninguém sabe a hora em que o senhor da casa voltará/’. Ficai de sobreaviso, acautelai-vos, ficai atentos. “Quando Jesus passar, quando Jesus passar, quando Jesus passar, eu quero estar em meu lugar”

Tempo do Advento, tempo de espera, de certeza, tempo especial ,tempo de fé, para redescobrirmos a nossa vocação. Todos somos filhos e filhas de Deus, pois somos a morada do Pai, Templo do Espírito Santo. São Paulo, em Gálatas 4, 4, nos diz:

“vindo a plenitude dos tempos,
Deus enviou seu Filho, nascido de mulher,
nascido debaixo de lei,
5 para resgatar os que estavam debaixo de lei,
a fim de recebermos a adoção de filhos”

Tempo do Advento. Aproxima-se o Natal. São quatro semanas, especialmente, para refletirmos, para meditarmos a realidade presente.

Chega de violência, basta de desamor e desprezo pela vida, nosso bem maior. Já está na hora de entendermos as lições de Jesus Cristo que, a cada dia, nasce e vive em nós, a nos lembrar de Sua existência, de Sua história.
Sob a ação do Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, o Filho do Altíssimo, Jesus Cristo, Emmanuel, Deus conosco.. Deus fez-se carne, fez-se homem e habita entre nós. O Filho, gerado, não criado, fez-se homem e viveu, entre nós, à nossa semelhança, a fim de nos mostrar como devemos ser.

Já é hora. Passou da hora. De uma vez por todas, esqueçamos dos males que nos afligem: a corrupção, o consumismo, o apego às coisas, o egoísmo.

Tempo do Advento. Eis que vem, novamente, Jesus Cristo! Vamos receber o Filho de Deus em festas, louvores, cantos e orações. Lembremo-nos, por toda a vida de que Ele disse:

“Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida;
ninguém vem ao Pai, senão por mim”.
João 14, 6

Cantemos ao Senhor, um cântico novo!

Louvemos o Senhor Jesus Cristo!

MARANA THA!


VEM, SENHOR JESUS!


Wanda e Tatai


30.11.2008

Nenhum comentário: