sábado, 27 de dezembro de 2008

Ano Novo - Novo Homem!

Ano Novo - Novo Homem

Edvaldo Santiago


Lá se vão oito anos do Novo Milênio.

Aponta o Ano Novo de 2009 e com ele novas esperanças. e a mesma alegria, as mesmas aspirações, os mesmos sonhos e comemorações nos quatro cantos do mundo. Árvores de Natal de todos os tipos e tamanhos, Papai Noel ao vivo nas casas comerciais, ruas cheias de gente comprando presentes.

Grandes expectativas, a festa é de todos e um ar de felicidade geral nos envolve. Na noite em que o Ano Velho se despede, são festas e mais festas, uma confraternização sem par, no aguardo do Ano Novo: 2009! Espoucam champagne, brilham no ar, taças cruzadas de mãos diversas. Fogos de artifício, “Feliz Ano Novo” é a expressão do momento. Vamos comemorar o Novo Ano com redobradas esperanças!

Ano Novo - Novo Homem!

Sem querer desmanchar festas ou negar aplausos ao Novo Ano, o homem também precisa renovar-se. Pouca adianta que os anos se sucedam e fique o homem no mesmo lugar. Não se renovou!

O ano mudou, mas ele não mudou. Continua sentado no passado, planejando o futuro, jogando fora o momento presente, a realidade do hoje, aqui e agora.

De pouca valia a mudança do tempo se o tempo parou para nós viventes, filhos de Deus que almejamos, sonhamos por um mundo melhor, mais justo, mais fraterno.

Que viva o Ano Novo e nos traga novos horizontes de paz, de amor, de solidariedade e partilha.

Estamos exaustos de tanta coisa má, de tantas notícias ruins, por todo lado. Os meios de comunicação parecem vibrar com o noticiário trágico, cruel, perverso. Só se fala em corrupção, assaltos, seqüestros, drogas, quando sabemos que há muitos atos de valor, ações e atitudes dignas de elogio fora do ar. Não chocam, não assustam, não dão ibope!

Otimista, crente, ainda, no ser humano, bradamos:

Viva o Ano Novo!

2009 - Ano Bom, Ano Feliz para todo mundo!

No ar, um Novo Cheiro de Amor!

Ano de Paz e Amor, só com o Homem Novo, transformador e transformado por dentro e por fora. Homem mudado em corpo, alma e espírito.



Para tanto, é preciso que o homem experimente, vivencie “uma viagem em busca de Si Mesmo” em busca do Self. Sem exceção, todos nós somos filhos de Deus. Mesmo que essa percepção não seja clara a todos, Deus não faz acepção de pessoas. É necessário que sintamos em nosso ser a Presença de Deus!

Deus fez em nós Sua morada, somos Templo do Espírito Santo!

Pouco adianta que o tempo passe, que os anos se sucedam se nós, dotados de liberdade, inteligência e vontade, não saíamos do lugar. Continuemos como o esquilo da gaiola, andando sempre em círculos.

Lembremo-nos da lição da águia. Aos quarenta anos, sentindo o peso da idade, recolhe-se num canto do penhasco e espera, aguarda, matuta. No tempo certo, com o bico renovado limpa as garras, sempre afiadas. De garras novas, retira de si as penas velhas e gastas pelo tempo.

Eis a nova águia!

Novos vôos, nova vida!

Com vida para mais trinta anos, do alto do penhasco, lança-se ao espaço, voa, voa alto, bem alto perto do sol, sentindo o calor da vida nova. Nova águia!

Viva o Ano Novo – Viva o Novo Homem!

Faz-se urgente e necessária a viagem em busca de Si Mesma, de Si Mesmo”. Comumente, vivemos em torno do ego, labutando com coisas materiais, perecíveis, preocupados com a aparência, com a exterioridade.

A situação econômica, política, o status, normalmente, falam mais alto. Infelizmente, nos faz esquecer: quem somos, de onde vimos, para onde vamos.

A nossa interioridade é mais importante, deve ser mais importante, pois nela se situam valores e não fatos. É no Self, em o Si Mesmo, no nosso coração que se encontram o verdadeiro tesouro da vida; Dentro de nós estão valores como a honestidade, a humildade, a solidariedade, a honra, a paz, o Amor. Valores perenes, permanentes, eternos.

“Onde estiver o teu [tesouro]”,
aí estará também o teu coração”
Mateus 6, 21

Nesse início do ano de 2009, meio a alegria, misturando fé e perseverança de um mundo mais humano, faz-nos crescer no amor, na paz, na justiça social.

Tenhamos na memória a lição que o Mestre Jesus Cristo deu ao fariseu, gente importante no sinédrio e nas sinagogas. O sábio Nicodemos.

Eis o diálogo do Mestre com o fariseu Nicodemos:

João 3, 1 – 5

1 Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.
2 Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.
3 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
5 Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

Ano Novo, Novo Homem, renascido da água e do Espírito.

Feliz Ano Novo!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

31.12.2008 – 1º. 1º. 2009

Nenhum comentário: