sábado, 8 de agosto de 2009

19º Domingo do Tempo Comum

DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano B – Marcos


19º Domingo do Tempo Comum

Edvaldo Santiago

09 de agosto de 2009

ANO SACERDOTAL

• Dia do Senhor

• Jesus, o Pão que desceu do Céu.

• Oração do Dia

Espírito de docilidade ao Pai, reforça minha disposição para acolher os ensinamentos divinos e colocar-me, resolutamente, na busca do Ressuscitado. (Paulinas)

• Leituras litúrgicas

Primeira Leitura - 1Reis 19, 4 - 8

4 Ele (Elias), porém, entrou pelo deserto caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, dizendo: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.
5 E deitando-se debaixo do zimbro, dormiu; e eis que um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te e come.
6 Ele olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água. Tendo comido e bebido, tornou a deitar-se.
7 O anjo do Senhor veio segunda vez, tocou-o, e lhe disse: Levanta-te e come, porque demasiado longa te será a viagem.
8 Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força desse alimento caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.

Salmo 33, 1 – 6

1 Regozijai-vos no Senhor, vós justos, pois aos retos fica bem o louvor.
2 Louvai ao Senhor com harpa, cantai-lhe louvores com saltério de dez cordas.
3 Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo.
4 Porque a palavra do Senhor é reta; e todas as suas obras são feitas com fidelidade.
5 Ele ama a retidão e a justiça; a terra está cheia da benignidade do Senhor.
6 Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo sopro da sua boca.

Segunda Leitura – Efésios 4, 30 - 5, 2

30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.
31 Toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmia sejam tiradas dentre vós, bem como toda a malícia.
32 Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
1 Sede, pois imitadores de Deus, como filhos amados;
2 e andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.

Eu sou o Pão Vivo que desceu do Céu


• Evangelho – João 6, 41 – 51

41 Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu;
42 e perguntavam: Não é Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos? Como, pois, diz agora: Desci do céu?
43 Respondeu-lhes Jesus: Não murmureis entre vós.
44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
45 Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim.
46 Não que alguém tenha visto o Pai, senão aquele que é vindo de Deus; só ele tem visto o Pai.
47 Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê tem a vida eterna.
48 Eu sou o pão da vida.
49 Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram.
50 Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.
51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.
Comentário do Evangelho

• Nesta celebração eucarística, antes do comentário ao Evangelho, prestemos uma homenagem aos pais. Hoje, Dia dos Pais, nada mais justo.

Juntos, peçamos a Deus por esses heróis do cotidiano, que lutam, sofrem e se alegram por seus filhos, por sua família.

Nossa homenagem, nosso carinho, nosso reconhecimento a esse Dia tão importante na vida de todos nós.

Deus Pai, Deus Mãe, abençoe os pais do mundo inteiro!


Jesus, pão da vida eterna.

“Eu sou o pão que desceu do céu”, foi a afirmação categórica de Jesus, no Evangelho do domingo anterior.
Em sua narrativa de hoje, continua Jesus a expor, claramente, a Sua divina identificação, Sua messianidade.

Eu sou o pão da vida.

Por esse motivo, os judeus, sempre maliciosos e descrentes, murmuravam, entre si, diante da afirmação do Filho de Deus. Questionavam, como um conhecido de todos, cidadão comum, filho de um carpinteiro federia dizer que desceu no céu.

Lendo seus pensamentos escondidos, Jesus censurou-os pelo seu murmúrio. A rejeição dos judeus não intimidou o Filho de Deus em seu murmúrio malsão. De imediato, replicou-lhes Jesus, dizendo, textualmente:

(v 44) Ninguém pode vir a mim,
se o Pai que me enviou
não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.

Deu bem a entender aos incrédulos que o cidadão que eles conhecem como filho de José, o carpinteiro, a humilde pessoa que viveu entre eles dia após dia, é Ele mesmo, Jesus Cristo, Filho do Deus vivo.

Chega do entendimento, basta das formalidades até então conhecida entre eles, fariseus, escribas, anciãos, que o poder dos poderosos há de sobreviver. A política romana e o formalismo judeu já não prevalecem. Chegou a vez dos mais fracos, mais humildes – pagãos, mulheres, escravos – o Pão do Céu, o Pão Vivo que desceu do Céu, chegou até nós, está entre nós, está dentro de cada um de nós: Jesus Cristo, Filho do Altíssimo!

“Eu sou o pão da vida”, afirma o Mestre. Só quem crê nesta verdade será salvo, terá a vida eterna. Isso só se consegue compreender, à luz da fé, à luz do amor, pois só a razão não nos levará a tão profundo mistério.

Diferente do maná que os antepassados comeram no deserto e morreram, quem come do Pão Vivo que desceu do Céu terá vida, vida eterna. Jamais morrerá.

O Pai Nosso que está no céu e na terra, em todos os lugares já fez isso a Elias, matando-lhe a fome, com o pão que o salvou da fome (primeira leitura).

A essa altura, vejamos em Mateus, 16, 8, a palavra de Jesus:

Por que arrazoais entre vós por não terdes pão,
homens de pouca fé?

O Evangelho de hoje nos encoraja, nos dá forças para acreditar, para crer, ter certeza de que esse mesmo Filho do carpinteiro, Filho de Maria, concebido pelo Espírito Santo, esse camponês, é Jesus Cristo, Filho do Deus Vivo, o nosso alimento espiritual, o

Pão Vivo que desceu do Céu!

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo

Feliz Dia dos Pais!

Bom Domingo para todos!


Wanda e Tatai

09.08.2009.

Nenhum comentário: