segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Festa de São Roque

DIOCESE DE ILHÉUS / PARÓQUIA DE SÃO ROQUE
IPIAÚ - BAHIA


Festa de São Roque
16 de agosto de 2009

Edvaldo Santiago


Glorioso São Roque

Com a tradicional e alegre passeata, começou no dia 07 de agosto a Festa do glorioso São Roque, Padroeiro de Ipiaú.

Durante a semana inteira, a cidade está enfeitada, feliz, comemorando tão importante data. As novenas sempre se apresentamcom a Igreja cheia, palestras bonitas e atuais. Culmins a festa a celebraçaõ da Missa Solene e a célebre procissão que tem em seus fiéis grande afluência, inclusive dos devotos que pagam suas promessas. Com a bênçao do Santíssimo Sacramento, encerra-se a Festa.

Dirigida e orientada a Festa pelos Padres Nilton Conceição e Edson Hagge. Conta também com a Equipe Coordendora composta pelos casais Antônio Lisboa e Ivonete Marinho, Zizo Pinhieor e Luzinete de Luna, Antônio Whelliton Eliana Matias, Edvaldo Fraga e Dilma Batista e Ailton Barreto e Maria Cristina.

O tema central das celebrções é

“No caminho de Emaús,aquecemos nosso coraçao
para missionaridade

Tema esse, de fundamento bíblico, extraído de Lucas 24, 13-35.

OS DISCÍPULOS DE EMAÚS

De facto, os discípulos de Emaús convidam «o divino Viajante» a entrar em sua casa, reconhecem-no na “fracção do pão” e correm a contá-lo aos Onze, porque Ele, antes, lhes abriu os olhos da fé com a interpretação das Escrituras e lhes aqueceu o coração com o entendimento dos mistérios de Deus. (Internet)

29 Eles, porém, o constrangeram, dizendo: Fica conosco; porque é tarde, e já declinou o dia. E (Jesus) entrou para ficar com eles.
30 Estando com eles à mesa, tomou o pão e o abençoou; e, partindo-o, lho dava.
31 Abriram-se-lhes então os olhos, e o reconheceram; nisto ele desapareceu de diante deles.
Fica conosco, Senhor!

• São Roque, o peregrino de Deus.

Sabemos que São Roque nasceu na França, pelos fins do século treze ou no início do quatorze, de pais nobres e cristãos. Perdendo os pais ainda jovem, renunciou à nobreza e distribuiu seu rico patrimônio aos pobres para tornar-se pobre e peregrino como Cristo. Aos 20 anos saiu ocultamente de sua cidade, dirigindo-se a Roma e à Terra Santa em peregrinação de penitência. Durante a viagem, a cerca de 100 quilômetros de Roma, deparou com a peste negra que assolava a cidade de Aquapendente. Interrompeu sua peregrinação e se pôs à disposição dos empestados, tratando suas chagas, consolando-os e curando-os em nome de Jesus.
Após livrar aquela cidade da epidemia, ia reiniciar sua caminhada para Roma, quando lhe chegam notícias alarmantes sobre a devastação que a peste fazia entre as populações da Província da Romanha. Dirige-se imediatamente para as cidades de Cesena e Rimini, lutando contra a doença com suas preces e penitências, com seu trabalho e milagres.
Em Placência (Piacenza) encontra novo foco da doença e, no cuidado dos empestados, ele também contraiu a peste negra. Para não ser pesado a ninguém, e com o fim de se tratar, retirou-se para um bosque, situado à beira de uma nascente. Curado miraculosamente por Deus e miraculosamente alimentado por um cão, o nosso santo tomou o caminho para a última e derradeira etapa da caminhada de volta a sua cidade de Montpellier.
Após oito anos de peregrinação e de doação aos irmãos doentes, Roque deixa a Itália, que se tornará sua pátria como santo protetor contra as epidemias. Chega a
Montpellier como migrante desconhecido. Tomado por vagabundo e espião, foi encarcerado por cinco longos anos. Morreu no cárcere com 32 anos de idade. Só então foi reconhecido como filho da terra, da nobre família Rog, e seus conterrâneos lhe tributaram honra e veneração.
Em 1485, a maior parte de suas preciosas relíquias foram transferidas para Veneza, onde a Irmandade, instituída sob seu patrocínio, construir-lhe-ia a mais célebre igreja. Aquela cidade foi o foco de irradiação de sua devoção e de seu culto para o mundo inteiro. A República de Veneza, rainha dos mares, contribuiu poderosamente para elevar o nome, o culto e a glória de São Roque.
VIDA DE SÃO ROQUE de Júlio J. Brustoloni
Cheios fé, alegres pela festa do nosso Padroeiro, pedindo a Jesus Cristo, ficai conosco, Senhor, cantemos o Hino São Roque.

HINO DE SÃO ROQUE

1. Salve, salve São Roque portento/ Das virtudes divinas e do amor
Recebeste de Deus doce alento/ Nas batalhas do mundo traidor

REFRÃO: SALVE SÃO ROQUE AMADO/ ÈS MENSAGEIRO CELESTE
LEVA JESUS NOSSO BRADO CONTRA O CONTÁGIO DA PESTE

2. Recebeste de Deus ó São Roque/ As virtudes divinas e do amor
Que nos livre da peste ferina/ Do demônio cruel tentador

REFRÃO: SALVE SÃO ROQUE AMADO/ ÉS MENSAGEIRO CELESTE
LEVA JESUS NOSSO BRADO CONTRA O CONTÁGIO DA PESTE

3. De Jesus mestre santo adorado/ No seu corpo e no seu pensamento
Aos leprosos caídos na estrada/ Ias logo lenir os tormentos


Ipiaú (Ba), 07 de agosto de 2009.


Wanda e Tatai



Nenhum comentário: