sábado, 29 de agosto de 2009

22º Domingo do Tempo Comum


DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano B – Marcos

30 de agosto de 2009

22º Domingo do Tempo Comum

Edvaldo Santiago


ANO SACERDOTAL

• Dia do Senhor

• A lei dos homens e a Lei de Deus

• Oração do Dia

Senhor Jesus, não permitas que eu me iluda, buscando uma pureza exterior,
quando a que te agrada é a que provém do meu interior. Paulinas).

• Leituras litúrgicas

Primeira Leitura – Deuteronômio 4, 1 - 2. 5 - 8

1 Agora, pois, ó Israel, ouve os estatutos e os preceitos que eu vos ensino, para os observardes, a fim de que vivais, e entreis e possuais a terra que o Senhor Deus de vossos pais vos dá.
2 Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos mando.
5 Eis que vos ensinei estatutos e preceitos, como o Senhor meu Deus me ordenou, para que os observeis no meio da terra na qual estais entrando para a possuirdes.
6 Guardai-os e observai-os, porque isso é a vossa sabedoria e o vosso entendimento à vista dos povos, que ouvirão todos estes, estatutos, e dirão: Esta grande nação é deveras povo sábio e entendido.
7 Pois que grande nação há que tenha deuses tão chegados a si como o é a nós o Senhor nosso Deus todas as vezes que o invocamos?
8 E que grande nação há que tenha estatutos e preceitos tão justos como toda esta lei que hoje ponho perante vós?

Salmo 14, 1 - 5

1 Quem, Senhor, habitará na tua tenda? quem morará no teu santo monte?
2 Aquele que anda irrepreensivelmente e pratica a justiça, e do coração fala a verdade;
3 que não difama com a sua língua, nem faz o mal ao seu próximo, nem contra ele aceita nenhuma afronta;
4 aquele a cujos olhos o réprobo é desprezado, mas que honra os que temem ao Senhor; aquele que, embora jure com dano seu, não muda;
5 que não empresta o seu dinheiro a juros, nem recebe peitas contra o inocente.
Aquele que assim procede nunca será abalado.

Segunda Leitura – Tiago 1, 17 – 18

17. Toda dádiva boa e todo dom perfeito vêm de cima: descem do Pai das luzes, no qual não há mudança, nem mesmo aparência de instabilidade.
18. Por sua vontade é que nos gerou pela palavra da verdade, a fim de que sejamos como que as primícias das suas criaturas.

Jesus e a Lei

• Evangelho de Marcos 7, 1 - 8. 14 - 15. 21 - 23
1 Foram ter com Jesus os fariseus, e alguns dos escribas vindos de Jerusalém,
2 e repararam que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar.
3 Pois os fariseus, e todos os judeus, guardando a tradição dos anciãos, não comem sem lavar as mãos cuidadosamente;
4 e quando voltam do mercado, se não se purificarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como a lavagem de copos, de jarros e de vasos de bronze.
5 Perguntaram-lhe, pois, os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos anciãos, mas comem o pão com as mãos por lavar?
6 Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim;
7 mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.
8 Vós deixais o mandamento de Deus, e vos apegais à tradição dos homens.
14 E chamando a si outra vez a multidão, disse-lhes: Ouvi-me vós todos, e entendei.
15 Nada há fora do homem que, entrando nele, possa contaminá-lo; mas o que sai do homem, isso é que o contamina.
21 Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios,
22 a cobiça, as maldades, o dolo, a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a insensatez;
23 todas estas más coisas procedem de dentro e contaminam o homem

- Comentário do Evangelho -

Jesus e a verdadeira religião
O evangelista Marcos narra, neste domingo, a contestação e as leis judaicas, todas elas contra a Boa Notícia de Jesus. Lavar as mãos antes das refeições era tradição para os judeus. Todavia, não o era para o Filho de Deus.
Tudo começou em razão de fariseus e alguns escribas terem visto os discípulos de Jesus comerem sem antes lavar as mãos. Sinal de impureza, vez que era lei, entre os anciãos, lavar as mãos antes das refeições.
.Exigência só para a elite judaica. Aos pobres, humildes não se cobravam tais preceitos, daí a exploração social sofrida pela classe menos favorecida.
A lei da pureza, bem como inúmeras outras normas geravam motivos da separação entre os poderes – religiosos e políticos – em relação às classes sem vez e sem voz: mulheres, escravos, doentes.

Diante do descumprimento da lei da purificação, os fariseus inquiriram a Jesus das razões porque sés discípulos não obedeciam ao preceito judaico.
Jesus, então, recordou-lhes a profecia de Isaías, chamando os indagadores de hipócritas, vez que pregavam uma coisa e, na realidade, faziam outra. Eles dignificam, honravam a Deus com os lábios, porém de coração bem longe Deus.
Obedecer aos dois maiores mandamentos, amarem a Deus e ao próximo, é essencial e mais importante que o cumprimento das leis, regulamentos, decretos criados pelos homens. As leis humanas, visíveis ontem, como hoje, são criadas por uma elite poderosa que oprime, machuca, humilha os menos favorecidos. Isso em todas as camadas sejam elas sociais, religiosas, econômicas, políticos. Só em Deus, no Filho do Homem encontra os excluídos a sua verdadeira proteção.
No versículo 15, Jesus exprime toda a sua grandeza, afirmando;
“Nada há fora do homem que, entrando nele, possa contaminá-lo;
mas o que sai do homem, isso é que o contamina”.
E o diz bem Jesus Cristo, que deve ser ouvido por todos nós, discípulos e missionários, por todos os cristãos. Saem de dentro do homem, do seu interior, do seu coração, as coisas que contaminam e prejudicam: o consumismo, a violência, o desamor, a inveja, a usura, a auto-suficiência.
São esses os ídolos atuais que contaminam e fazem mal a toda a comunidade em que vivemos. Só em Deus encontraremos a paz, a justiça, o amor.

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!


Bom Domingo para todos.

Wanda e Tatai
30.08.2009.

Nenhum comentário: