sexta-feira, 4 de setembro de 2009

23º Domingo do Tempo Comum

DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano B – Marcos

06 de setembro de 2009


23º Domingo do Tempo Comum


Edvaldo Santiago

ANO SACERDOTAL

• Dia do Senhor

• Jesus e a opção pelos deserdados da vida.

• Oração do Dia

Senhor Jesus, impõe sobre mim as tuas mãos e liberta-me do egoísmo.
que impede a comunicação com o meu próximo. (Paulinas).

• Leituras litúrgicas

Primeira Leitura – Isaías 35, 4 - 7a

4 Dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não temais; eis o vosso Deus! com vingança virá, sim com a recompensa de Deus; ele virá, e vos salvará.
5 Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se
6 Então o coxo saltará como o cervo, e a língua do mudo cantará de alegria; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo.
7 E a miragem tornar-se-á em lago, e a terra sedenta em mananciais de águas.

Salmo 135, 1 – 4

1. Aleluia. Louvai o Senhor, porque ele é bom, porque sua misericórdia é eterna.
2. Louvai o Deus dos deuses, porque sua misericórdia é eterna.
3. Louvai o Senhor dos senhores, porque sua misericórdia é eterna.
4. Só ele operou maravilhosos prodígios, porque sua misericórdia é eterna.

Segunda Leitura – Tiago 2, 1 - 5

1. Meus irmãos, na vossa fé em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, guardai-vos de toda consideração de pessoas.

2. Suponde que entre na vossa reunião um homem com anel de ouro e ricos trajes, e entre também um pobre com trajes gastos;
3. se atenderdes ao que está magnificamente trajado, e lhe disserdes: Senta-te aqui, neste lugar de honra, e disserdes ao pobre: Fica ali de pé, ou: Senta-te aqui junto ao estrado dos meus pés,
4. não é verdade que fazeis distinção entre vós, e que sois juízes de pensamentos iníquos?
5. Ouvi, meus caríssimos irmãos: porventura não escolheu Deus os pobres deste mundo para que fossem ricos na fé e herdeiros do Reino prometido por Deus aos que o amam?

Jesus e o surdo-mudo

Evangelho – Marcos 7, 31 - 37

31. Ele deixou de novo as fronteiras de Tiro e foi por Sidônia ao mar da Galiléia, no meio do território da Decápole.
32. Ora, apresentaram-lhe um surdo-mudo, rogando-lhe que lhe impusesse a mão.
33. Jesus tomou-o à parte dentre o povo, pôs-lhe os dedos nos ouvidos e tocou-lhe a língua com saliva.
34. E levantou os olhos ao céu, deu um suspiro e disse-lhe: Éfeta!, que quer dizer abre-te!
35. No mesmo instante os ouvidos se lhe abriram, a prisão da língua se lhe desfez e ele falava perfeitamente.
36. Proibiu-lhes que o dissessem a alguém. Mas quanto mais lhes proibia, tanto mais o publicavam.
37. E tanto mais se admiravam, dizendo: Ele fez bem todas as coisas. Fez ouvir os surdos e falar os mudos!

Comentário do Evangelho

Efatá! Abre-te!


• Isaías é merecidamente conhecido como o profeta evangélico, visto que nos expõe, em suas profecias, exposições bastante claras dos evangelhos de Jesus Cristo.

Tendo vivido há mais de sete séculos antes de Cristo, suas profecias estão em vigor até hoje, com verdades constatadas em toda a História do Povo de Deus. Na Eucaristia de hoje, vemos a sua atuação, durante o exílio na Babilônia (primeira leitura).

Meio a tanto sofrimento, sua voz não cala, estimulando e encorajando o povo a ter confiança em Deus. É grande a misericórdia de Deus, maior que a dos deuses. Ele dará voz aos mudos e os surdos ouvirão.

A narração de Marcos expõe esses milagres fazendo cegos verem, mudos palavras, coxos e aleijados andarem e surdos também já ouvem.

Em suas andanças meio aos pagãos, Jesus, mais uma vez se depara com pessoas excluídas da sociedade dos poderosos, diríamos da elite dos fariseus, sacerdotes, escribas e outros.

Como acontecia, dezenas de vezes, foi quando apresentaram ao Mestre um surdo-mudo e Lhe pediram que tocasse nele, a fim de curá-lo. De modo que só Ele compreenda, Jesus tomou o doente em separado e tocou o seu ouvido com os dedos e com a saliva tocou sua língua. Em seguida, olhando para o céu deu um suspiro, dizendo a expressão em hebraico, que significava “Abre-te”.

Imediatamente, o surdo-mudo falava e ouvia perfeitamente. Proibiu Jesus não dessem publicidade ao que viram acontecer, Em vão, era cada vez maior as notícias dos milagres de Jesus, da sua pregação, da sua autoridade como Filho de Deus.

Na segunda leitura, Tiago prega a humildade e a fé como condições necessárias ao exercício e à prática das lições de Jesus. Maior importância deve ser dada aos pobres e marginalizados. Isso agrada a Deus e fortalece a solidariedade e justiça.

Voltando ao evangelho, atentemos como Jesus agiu naquele tempo e devemos nós, hoje, agirmos. sociedade em que vivemos. Uma sociedade injusta e cruel em que o lucro, o dinheiro fácil, os privilégios cada vez maiores, dos poderosos sempre valem mais.

Na sua cura do surdo-mudo, Jesus usou da natureza (a saliva), do gesto em suspirar, em olhar para o céu como em oração, num profundo mistério que só a Ele cabe entender.

Cabe-nos, então, como reflexão da celebração de hoje, viver o plano de Deus, comungar com Jesus Cristo em suas lições de amor.
Vamos contribuir para que os mudos falem, os surdos ouçam, os cegos enxerguem. Isso, concretamente, anunciando, denunciando, ensinando, pregando aos excluídos do sistema, que eles são gente, são seres humanos. Exijam e vivam a cidadania a que têm direito. Todos Somos Um. Todos Somos Filhos de Deus.


Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

• Bom Domingo para todos.


Wanda e Tatai

06.09.2009.

Um comentário:

Vinha disse...

te-lo como conhecido é bom demais, imaginem como irmão,amigo para todas as necessidades a qualquer hora? Isto é uma Maravilha. que Deus lhe dê muitas Graças por tudo,principalmente pela familia que tens, tenha certeza que tudo isto é UMA DÁDIVA DE DEUS. Abraços, Saudades,de quem muito lhe estima.Maria Luzia Salomão.