sexta-feira, 18 de setembro de 2009

25º Domingo do Tempo Comum

DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano B – Marcos

20 de setembro de 2009

25º Domingo do Tempo Comum


Edvaldo Santiago

ANO SACERDOTAL

• Dia do Senhor

• O Messias servidor e seus discípulos

• Oração do Dia

Senhor Jesus, tira do meu coração todo ideal humano de grandeza,
e faze-me compreender (Paulinas).

• Leituras litúrgicas

Primeira Leitura – Sabedoria, 2. 12. 17 - 20

12. Cerquemos o justo, porque ele nos incomoda; é contrário às nossas ações; ele nos censura por violar a lei e nos acusa de contrariar a nossa educação.
17. Vejamos, pois, se suas palavras são verdadeiras, e experimentemos o que acontecerá quando da sua morte,
18. porque, se o justo é filho de Deus, Deus o defenderá, e o tirará das mãos dos seus adversários.
19. Provemo-lo por ultrajes e torturas, a fim de conhecer a sua doçura e estarmos cientes de sua paciência.
20. Condenemo-lo a uma morte infame. Porque, conforme ele, Deus deve intervir.

Salmo 53(54)

1. Ao mestre de canto. Com instrumentos de corda. Hino de Davi,
2. quando os zifeus vieram dizer a Saul: Davi encontra-se escondido entre nós.
3. Pela honra de vosso nome, salvai-me, meu Deus! Por vosso poder, fazei-me justiça.
4. Ó meu Deus, escutai minha oração, atendei às minhas palavras,
5. pois homens soberbos insurgiram-se contra mim; homens violentos odeiam a minha vida: não têm Deus em sua presença.
6. Mas eis que Deus vem em meu auxílio, o Senhor sustenta a minha vida.
8. De bom grado oferecer-vos-ei um sacrifício, cantarei a glória de vosso nome, Senhor, porque é bom,
9.
Segunda Leitura – Tiago 3, 16 – 4, 3

16. Onde houver ciúme e contenda, ali há também perturbação e toda espécie de vícios.
17. A sabedoria, porém, que vem de cima, é primeiramente pura, depois pacífica, condescendente, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, nem fingimento.
18. O fruto da justiça semeia-se na paz para aqueles que praticam a paz.
1. Donde vêm as lutas e as contendas entre vós? Não vêm elas de vossas paixões, que combatem em vossos membros?
2. Cobiçais, e não recebeis; sois invejosos e ciumentos, e não conseguis o que desejais; litigais e fazeis guerra. Não obtendes, porque não pedis.
3. Pedis e não recebeis, porque pedis mal, com o fim de satisfazerdes as vossas paixões.

• Evangelho – Marcos 9, 30 - 37

30. Tendo partido dali, atravessaram a Galiléia. Não queria, porém, que ninguém o soubesse.
31. E ensinava os seus discípulos: O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens, e matá-lo-ão; e ressuscitará três dias depois de sua morte.
32. Mas não entendiam estas palavras; e tinham medo de lho perguntar.
33. Em seguida, voltaram para Cafarnaum. Quando já estava em casa, Jesus perguntou-lhes: De que faláveis pelo caminho?
34. Mas eles calaram-se, porque pelo caminho haviam discutido entre si qual deles seria o maior.
35. Sentando-se, chamou os Doze e disse-lhes: Se alguém quer ser o primeiro, seja o último de todos e o servo de todos.
36. E tomando um menino, colocou-o no meio deles; abraçou-o e disse-lhes:
37. Todo o que recebe um destes meninos em meu nome, a mim é que recebe; e todo o que recebe a mim, não me recebe, mas aquele que me

Messias o servidor

Comentário do Evangelho
A novidade do Reino deve ser acolhida
com humildade e simplicidade

• Marcos, três vezes, em seu evangelho trata do mesmo tema: a messianidade de Jesus, perguntando a seus discípulos sua identidade e prenunciando seu sofrimento.

Após a declaração solene de Pedro, afirmando que Jesus é o Messias, o Mestre, ainda pediu segredo sobre sua verdadeira identidade: Ele é o Filho de Deus vivo!

Neste evangelho, continuando, Jesus e seus discípulos atravessam a Galiléia o Mestre continuava a observar o segredo sobre sua messianidade. e, nesse ínterim, Jesus continuava a ensinar seus discípulos expendo sua trajetória como Filho do Homem.

No Seu discurso, Jesus disse que seria preso pelos homens, haveria de ser castigado, maltratado; sofreria torturas e humilhações. Por fim, O matariam. No terceiro dia, Ele ressuscitaria dos mortos. Jesus venceria a morte. Jesus venceu a morte.

Assombrados com as palavras do Filho de Deus e com medo, os discípulos não entendiam o que estavam ouvindo, distantes, ainda, da divindade de Jesus Cristo.

De volta para Cafarnaum, já em casa, Jesus perguntou aos discípulos o que conversavam eles, na viagem. Escabreados, todos eles, calaram, pois haviam conversado qual deles seria o maior.

Sabendo de tudo o que tinham falado, Jesus chamou os Doze e lhes disse em tom de lição:

(v 35) “Se alguém quer ser o primeiro,
Seja o último de todos e o servo de todos”.

Ato contínuo, tomou Jesus uma criança e colocou-a no meio deles, abraçando-a, afirmou que todas as vezes que fossem bem aceita uma criança, seria, do mesmo modo, aceitá-lO. Aceitar Jesus Cristo, o Messias servidor! E mais: recebe o Pai, Aquele que O enviou.

O que importa é o serviço que se presta com amor, e não o poder. A Boa Nova do Reino deve ser acolhida como o comportamento das crianças, que, na humildade e simplicidade, com admiração, acolhem os valores da vida. Longe delas a usura, a ganância, o intuito de prejudicar o outro.

A primeira leitura – Sabedoria – já mencionava a resistência dos injustos contra a conduta, dos que agiam com vontade do Pai. Oposição do mal contra o bem.

Servir é a melhor forma de se agradar a Deus. Servir e não ser servido é a lei da vida, a lei maior do amor!


Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

• Bom Domingo para todos!


Wanda e Tatai

20.09.2009.

Nenhum comentário: