sábado, 26 de setembro de 2009

26º Domingo do Tempo Comum

DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano B – Marcos

27 de setembro de 2009

26º Domingo do Tempo Comum

Edvaldo Santiago

ANO SACERDOTAL

• Dia do Senhor

• Ninguém monopoliza Deus

• Oração do Dia

Senhor Jesus, faze-me alegrar com o Reino que dá seus frutos, na história humana, das formas mais imprevistas, para além do controle humano. (Paulinas).

• Leituras litúrgicas

Primeira Leitura – Números 11, 25 - 29

25. O Senhor desceu na nuvem e falou a Moisés; tomou uma parte do espírito que o animava e a pôs sobre os setenta anciãos. Apenas repousara o espírito sobre eles, começaram a profetizar; mas não continuaram.
26. Dois homens tinham ficado no acampamento: um chamava-se Eldad e o outro, Medad, e o espírito repousou também sobre eles, pois tinham sido alistados, mas não tinham ido à tenda; e profetizaram no acampamento.
27. Um jovem correu a dar notícias a Moisés: “Eldad e Medad, disse ele, profetizam no acampamento.”
28. Então Josué, filho de Nun, servo de Moisés desde a sua juventude, tomou a palavra: “Moisés, disse ele, meu senhor, impede-os.”
29. Moisés, porém, respondeu: “Por que és tão zeloso por mim? Prouvera a Deus que todo o povo do Senhor profetizasse, e que o Senhor lhe desse o seu espírito!”

SALMO 18, 8 - 10

8. A lei do Senhor é perfeita, reconforta a alma; a ordem do Senhor é segura, instrui o simples.

9. Os preceitos do Senhor são retos, deleitam o coração; o mandamento do Senhor é luminoso, esclarece os olhos.
10. O temor do Senhor é puro, subsiste eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros, todos igualmente justos.

2ª Leitura – Tiago 5, 1 - 6

1. Vós, ricos, chorai e gemei por causa das desgraças que sobre vós virão.
2. Vossas riquezas apodreceram e vossas roupas foram comidas pela traça.
3. Vosso ouro e vossa prata enferrujaram-se e a sua ferrugem dará testemunho contra vós e devorará vossas carnes como fogo. Entesourastes nos últimos dias!
4. Eis que o salário, que defraudastes aos trabalhadores que ceifavam os vossos campos, clama, e seus gritos de ceifadores chegaram aos ouvidos do Senhor dos exércitos.
5. Tendes vivido em delícias e em dissoluções sobre a terra, e saciastes os vossos corações para o dia da matança!
6. Condenastes e matastes o justo, e ele não vos resistiu.

• Evangelho – Marcos 9,38 – 43. 45, 47 - 48

38. João disse-lhe: Mestre, vimos alguém, que não nos segue, expulsar demônios em teu nome, e lho proibimos.
39. Jesus, porém, disse-lhe: Não lho proibais, porque não há ninguém que faça um prodígio em meu nome e em seguida possa falar mal de mim.
40. Pois quem não é contra nós, é a nosso favor.
41. E quem vos der de beber um copo de água porque sois de Cristo, digo-vos em verdade: não perderá a sua recompensa.
42. Mas todo o que fizer cair no pecado a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que uma pedra de moinho lhe fosse posta ao pescoço e o lançassem ao mar!
43. Se a tua mão for para ti ocasião de queda, corta-a; melhor te é entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para a geena, para o fogo inextinguível
45. Se o teu pé for para ti ocasião de queda, corta-o fora; melhor te é entrares coxo na vida eterna do que, tendo dois pés, seres lançado à geena do fogo inextinguível
47. Se o teu olho for para ti ocasião de queda, arranca-o; melhor te é entrares com um olho de menos no Reino de Deus do que, tendo dois olhos, seres lançado à geena do fogo,
48. onde o seu verme não morre e o fogo não se apaga.

Só Jesus cura!

Comentário do Evangelho

Quem não é contra nós, está a nosso favor.

• No domingo passado, enquanto Jesus, identificava-Se com o Messias, seus discípulos discutiam, entre si, qual deles era o maior. Ignoravam, ainda, que Jesus era o Enviando de Deus, o verdadeiro Redentor do mundo.

No seu evangelho, Marcos continua a descrever os discursos de Jesus, na Sua caminhada para Jerusalém, onde seria entregue aos inimigos, segundo o Projeto do Pai.

A essa altura, ainda em caminho, João, o discípulos amado, por conta rprópria, conto ao Mestre que viram alguém expulsar demônios em Seu nome, em nome de Jesus e o proibiram de fazê-lo. Fazendo isso, pensou em agradar Jesus, quando foram surpreendidos pela resposta do Filho do Homem.

Jesus, eetão, afirmou que jamais alguém curará, fará qualquer coisa em favor de outrem em seu nome, será contra ele. Se alguém faz um bem em seu nome, por certo estará a seu favor, estará com ele. E não contra ele.

A essa altura, vivendo com Jesus, ouvindo Jesus, os discípulos ainda pensavam em vantagens pessoais, em tirar partido da Sua companhia. Pebsavanm, politicamente, em formar seu grupo, sua seita, auferir vantagens ou privilégios, em nome de Jesus, Sempre o sonho do poder, mesmo entre eles discípulos do Mestre.

Continua, então, Jesus com Suas lições, dizendo que quem agrada, quem serve a qualquer dos pequeninos que os envolvem, agrada, do mesmo do modo, a ele. Esses pequeninos, simbolicamente, referem-se aos humildes, excluídos do sistema, o que até hoje acontece em nossa sociedade.

A menção de Jesus sobre o cortar a mão, o pé, a perda da visão, longe dos preceitos da lei judaica, reflete o Mestre sobre a pureza do corpo e da alma. Refere-se à conversão, ao seguimento do Filho de Deus, fidelidade total ao Projeto de Deus.

A primeira leitura reflete, antes, ao mesmo procedimento. Deus não pertence a ninguém. Ele é de todos, sem escolha pessoal, sem formação de seita ou organização particular. Deus ama a todos, sem acepção de pessoas ou de classes. O Reino dos Céus está aberto a todos aqueles que fizerem a vontade do Pai.


Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!


• Bom Domingo para todos.


27.09.2009.

Nenhum comentário: