domingo, 13 de dezembro de 2009

DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano C – Lucas

13 de dezembro de 2009


Tempo do Advento


Edvaldo Santiago

ANO SACERDOTAL

CICLO DO NATAL
- Do Advento ao Batismo do Senhor -

• Dia do Senhor
• 3º Domingo do Advento - Reflexão sobre o nascimento de Cristo.

Ciclo do Natal – Terceiro Domingo do Advento. O Advento (chegada) constitui-se de quatro semanas para o Natal.
Dois momentos de reflexão:
a) Preparação para o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.
b) Orações na expectativa da segunda vinda do Senhor, no fim dos tempos.

• Oração do Dia

Espírito que converte para Deus, que eu permaneça atento aos apelos de conversão que me são dirigidos, para merecer ser acolhido no Reino proclamado pelo Messias Jesus (Paulinas).

• Leituras litúrgicas

Primeira Leitura – Sofonias 3, 14 – 18ª

14. Solta gritos de alegria, filha de Sião! Solta gritos de júbilo, ó Israel! Alegra-te e rejubila-te de todo o teu coração, filha de Jerusalém!
15. O Senhor revogou a sentença pronunciada contra ti, e afastou o teu inimigo. O rei de Israel, que é o Senhor, está no meio de ti; não conhecerás mais a desgraça.
16. Naquele dia, dir-se-á em Jerusalém: Não temas, Sião! Não se enfraqueçam os teus braços!
17. O Senhor teu Deus está no meio de ti como herói Salvador! Ele anda em transportes de alegria por causa de ti, e te renova seu amor. Ele exulta de alegria a teu respeito

18. como num dia de festa. Suprimirei os que te feriram, tirarei a vergonha que pesa sobre ti.

Salmo 12, 2 - 6

2. Até quando, Senhor, de todo vos esquecereis de mim? Por quanto tempo ainda desviareis de mim os vossos olhares?
3. Até quando aninharei a angústia na minha alma, e, dia após dia, a tristeza no coração?
4. Até quando se levantará o meu inimigo contra mim? Olhai! Ouvi-me, Senhor, ó meu Deus!
5. Iluminai meus olhos com vossa luz, para eu não adormecer na morte, para que meu inimigo não venha a dizer: Venci-o;
6. e meus adversários não triunfem no momento de minha queda, eu que confiei em vossa misericórdia. Antes possa meu coração regozijar-se em vosso socorro! Então cantarei ao Senhor pelos benefícios que me concedeu.

Segunda Leitura – Filipenses 4, 4 - 7.

4. Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos!
5. Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade. O Senhor está próximo.
6. Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças.
7. E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus.

• Lucas 3, 10 - 18


10. Perguntava-lhe a multidão: Que devemos fazer?
11. Ele respondia: Quem tem duas túnicas dê uma ao que não tem; e quem tem o que comer, faça o mesmo.
12. Também publicanos vieram para ser batizados, e perguntaram-lhe: Mestre, que devemos fazer?
13. Ele lhes respondeu: Não exijais mais do que vos foi ordenado.
14. Do mesmo modo, os soldados lhe perguntavam: E nós, que devemos fazer? Respondeu-lhes: Não pratiqueis violência nem defraudeis a ninguém, e contentai-vos com o vosso soldo.
15. Ora, como o povo estivesse na expectativa, e como todos perguntassem em seus corações se talvez João fosse o Cristo,
16. ele tomou a palavra, dizendo a todos: Eu vos batizo na água, mas eis que vem outro mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de lhe desatar a correia das sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo.
17. Ele tem a pá na mão e limpará a sua eira, e recolherá o trigo ao seu celeiro, mas queimará as palhas num fogo inextinguível.
18. É assim que ele anunciava ao povo a boa nova, e dirigia-lhe ainda muitas outras exortações.

Jesus, o Messias e João, o Precursor

Comentário do Evangelho

Eu vos batizo com água,
mas virá aquele que é mais forte do que eu.

• Alegrai-vos! Alegrai-vos sempre no Senhor!
No Terceiro Domingo do Advento, Lucas nos adverte “como construir a Nova História”, toda ela baseada no amor e na justiça.

O que devemos fazer? É a pergunta que é feita, três vezes no evangelho deste domingo.

A história começa de novo, desta vez, a partir dos pobres. Sofonias (640-609 a.C.) primeira leitura, no reinado de Josias influiu e muito para a libertação do povo e Israel. Alegra-te, Jerusalém. Não temas, Sião, fortaleça seu coração! Uma mensagem de fé, de perseverança, de confiança no Senhor.

No mesmo tom de alegria e de confiança, São Paulo escreve aos filipenses, incentivando-os a crer no Senhor, Deus Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. O tom é esperança, confiança, amor.

No Evangelho de hoje, o protagonista é João Batista, o precursor de Jesus. Ele antecipou-se ao Mestre, pregando a conversão e o arrependimento, anunciando estar próximo o Reino de Deus. A conversão, não entendida por todos os daquele tempo, referia-se João a mudanças, transformações por dentro e por fora das pessoas que o ouviam.

Mudanças interiores, sobretudo, no comportamento de cada um deles; amar o seu semelhante, ser justo, partilhar com outros o que tem. Mudança radical ou não há conversão!

Daí, Lucas começa com a multidão a indagar a João:

- Que devemos fazer?

Os publicanos que vieram para ser batizados, bem como os soldados presentes, cada um deles em sua área, fizeram a mesma pergunta:

- E nós. que devemos fazer?

Judiciosamente, dentro da fé e do amor floi-lhes dada por João as três respostas que caracterizam o comportamento daqueles que querem se converter e chegar ao Reino.

A resposta de João aos indagadores constitui-se nos três requisitos básicos para se construir a nova história:

Partilha / Justiça / Acabar com o abuso do poder

Se tens duas túnicas, dê uma a quem não tem. Faça o mesmo com o que comer, vestir, beber...

Jamais exija mais do que lhe foi mandado fazer. Não tente tirar partido da posição que ocupa, seja ela política, religiosa ou econômica.

Ainda, aos soldados: cuidado com violência, não passe adiante para mostrar-se forte, prepotente. A força bruta, o grosseria, o exagero do poder em nada ajuda à história que se inicia com o advento do Novo Reino, o Reino de Jesus Cristo.

Respondeu tão bem a todos, a ponto de o confundirem com o Messias, foi quando João lhe afirmou não ser o Messias. Ele, João, batizava em água, o batismo da conversão e do arrependimento dos pecados.
O que viria após ele, é de tal ponto tão diferente que não é ele digno de lhe desatar as correias da sandália. A quem se refere João é o próprio Jesus Cristo, o Messias, o Filho de Deus, que batiza no Espírito Santo. Como bem reconhecer João o Cristo é maior do ele.

Assim João anunciava a vinda de Jesus Cristo, Criador da Nova História! A essa pergunta, às vésperas do nascimento de Jesus Cristo - que devemos fazer? – qual a nossa resposta, hoje, na realidade em que vivemos?

Em nossa vida diária, temos sido justos? Temos partilhado o que temos, o que somos? O poder tem influído em nosso comportamento? Temos sido inflexíveis, duros ou compreensíveis e humanos diante de cada situação.

As nossas respostas nos convergem ou não em direção ao Reino!

Então, confiantes, nos alegremos no Senhor!


Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

• Bom Domingo para todos!

13.12.2009.





Nenhum comentário: