sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Tempo do Advento

DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano C – Lucas

20 de dezembro de 2009

Tempo do Advento

Edvaldo Santiago

ANO SACERDOTAL

CICLO DO NATAL
- Do Advento ao Batismo do Senhor -

• Dia do Senhor
• 4º Domingo do Advento - Reflexão sobre o nascimento de Cristo.

Ciclo do Natal – Quarto Domingo do Advento. O Advento (chegada) constitui-se de quatro semanas para o Natal.
Dois momentos de reflexão:
a) Preparação para o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.
b) Orações na expectativa da segunda vinda do Senhor, no fim dos tempos.

• Oração do Dia

Pai, a exemplo de Isabel, anseio conhecer a verdadeira identidade de Maria que, na sua humildade, tornou-se o ser humano abençoado por excelência. (Paulinas).

Leituras litúrgicas

Primeira leitura – Miquéias 5, 1 - 4a

1. Mas tu, Belém-Efrata, tão pequena entre os clãs de Judá, é de ti que sairá para mim aquele que é chamado a governar Israel. Suas origens remontam aos tempos antigos, aos dias do longínquo passado.
2. Por isso, (Deus) os deixará, até o tempo em que der à luz aquela que há de dar à luz. Então o resto de seus irmãos voltará para junto dos filhos de Israel.

3. Ele se levantará para (os) apascentar, com o poder do Senhor, com a majestade do nome do Senhor, seu Deus. Os seus viverão em segurança, porque ele será exaltado até os confins da terra.
4. E assim será a paz. Quando o assírio invadir nossa terra e pisar nossos terrenos, resistir-lhe-emos com sete pastores e oito príncipes do povo.

Salmo – 80, 2 - 4

2. Exultai em Deus, nosso protetor, aclamai o Deus de Jacó.
3. Tocai o saltério, vibrai os tímbales, tangei a melodiosa harpa e a lira.
4. Ressoai a trombeta na lua nova, na lua cheia, dia de grande festa,

Segunda leitura – Hebreus 10, 5 – 10

5. Eis por que, ao entrar no mundo, Cristo diz: Não quiseste sacrifício nem oblação, mas me formaste um corpo.
6. Holocaustos e sacrifícios pelo pecado não te agradam.
7. Então eu disse: Eis que venho (porque é de mim que está escrito no rolo do livro), venho, ó Deus, para fazer a tua vontade (Sl 39,7ss).
8. Disse primeiro: Tu não quiseste, tu não recebeste com agrado os sacrifícios nem as ofertas, nem os holocaustos, nem as vítimas pelo pecado (quer dizer, as imolações legais).
9. Em seguida, ajuntou: Eis que venho para fazer a tua vontade. Assim, aboliu o antigo regime e estabeleceu uma nova economia.
10. Foi em virtude desta vontade de Deus que temos sido santificados uma vez para sempre, pela oblação do corpo de Jesus Cristo.

• Lucas 1, 39 - 45

39. Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá.
40. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel.
41. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
42. E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.
43. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?
44. Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio.
45. Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!

Maria visita Isabel

- Comentário do Evangelho -

Feliz aquela que acreditou
pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido.

A salvação nasce dos pobres e a Eucaristia de hoje focaliza toda essa afirmativa, principalmente na primeira leitura, com o profeta Miquéias e o evangelho de Lucas.

A visita de Maria a Isabel tem profundo significado, além do encontro de duas mães em potencial. Começa, nesta histórica e santa visita, o prenúncio do fim do Antigo Testamento e o início do Novo Testamento, com a Nova e Eterna Aliança do Deus e a humanidade. O primeiro encontro entre Jesus e João.

Miquéias viveu há oito séculos a. C e foi contemporâneo do profeta Isaías em Judá. Entre outros, com ele surgiu o poder popular. Diante da opressão e o poder dos mais fortes, a voz de Miquéias se fez ouvir bem alto, denunciando e lutando contra a corrupção.

O versículo 3, na sua íntegra, exprime a voz do profeta:

Ele se levantará para (os) apascentar, com o poder do Senhor, com a majestade do nome do Senhor, seu Deus. Os seus viverão em segurança, porque ele será exaltado até os confins da terra.
Os quatro evangelhos narram o batismo de Jesus realizado pelo filho de Isabel, João, o precursor. Esta ligação entre Jesus e João é realçada por Lucas, no início de seu Evangelho, com a narrativa de fatos importantes entre o Messias e o Seu precursor.

Começa Lucas narrando a viagem de Maria uma cidade de Judá, a 160 quilômetros de distância. Estava indo visitar Isabel, mulher do sacerdote Zacarias. Isabel estava grávida de seis meses e Maria foi lhe dar seu apoio, sua solidariedade.

E os milagres começam a acontecer. Entrando Maria na Casa de Zacarias, saudou Isabel. Esta, ao ouvir a saudação de Maria, sentiu a criança estremecer em seu seio. Nesse instante, ficou Isabel cheia do Espírito Santo. “E, imediatamente,, ouviu dela a divina expressão que faz parte da “Ave Maria”, nossa oração diária à Maria Virgem Mãe”:

“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre”.

A saudação de Maria, fez dela bem-aventurada e agraciada pelo Senhor por ter dito sim, o famoso Sim ao anjo Gabriel, diante do anúncio de que ela, Maria, seria a mãe de Jesus, Filho do Altíssimo.

E em Maria, Mãe de Jesus, realizaram-se as maravilhas cantadas em seu “Magnificat”.

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!


• Bom Domingo para todos.


20.12.2009.

Nenhum comentário: