quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Ipiaú - 76 Anos

Ipiaú - 76 Anos

1933 - Emancipação Política - 2009

Brasão de Ipiaú

Criado em 1972 – Governo Salvador da Matta

02 de Dezembro de 2009. Nossa terra está em festas!

Salve a história e o heroísmo dos bandeirantes, pioneiros, que um dia, chegaram e que plantaram os seus cacauais”

Enfrentaram matas, rios, antes cheios e caudalosos, febre e doenças da época e não recuaram um palmo, dando o seu sangue e suor pela terra que adotaram como terra mãe.

Territorialmente, Ipiaú era bem maior, quando aqui chegamos, em 1943. municípios de Ubatã, Barra do Rocha e Ibirataia pertenciam a Ipiaú, cuja área era bem maior que a de hoje.

Até o ano de 1950, só havia escolas primárias, cabendo a primazia do ensino médio ao Ginásio de Rio Novo – iniciativa do médico Doutor, Salvador da Matta -, que representou um marco decisivo para o desenvolvimento desta terra.

Daí, em diante, tudo veio naturalmente. Novos profissionais liberais, novos comerciantes, estudantes de toda a região em busca de ensino mais adiantado; novos agricultores foram surgindo e, de modo geral, todos trazendo seus talentos e suas capacidades, ajudando o desenvolvimento de nossa terra.

Hoje, o cacau, após servir de base econômica de uma região inteira – região cacaueira - a economia de dezenas de anos, foi, fortemente, abalada em sua estrutura, vindo a sentir profundamente a crise provocada pela vassoura de bruxa.

A nosso ver, o que caracteriza o espírito do ipiauense, nascido aqui ou não, é a vontade de ajudar todo mundo, sem distinção de classes. Basta, para os que chegam para ficar, que sejam corretos e trabalhadores.

Meio a crise do cacau, eis que nos surgem novos horizontes e Ipiaú está em pleno desenvolvimento, crescendo a olhos nus. De há dezenas de anos sondando nosso solo, especialmente, no município vizinho de Itajibá, desponta o níquel, mineral precioso no mercado.

Da Austrália no vem, então, a Mirabela e várias empresas a ela ligadas, mudando, de uma hora para outra, o visual da terra. Novas e modernas casas comerciais, afluxo de cidadãos de todas as partes em mudanças para nosso meio, movimento intenso de transportes . Sinal de muito trabalho, muito dinheiro circulando.

Ipiaú, terra da oportunidade e da hospitalidade. A essa altura, ao mesmo tempo em que comemoramos os 76 anos emancipamos política de Ipiaú, saudamos os novos cidadãos ipiauenses que estão chegando.

Venham do sul ou do norte, do leste e oeste, de todo lugar, deste ou de qualquer país, sejam bem-vindos. Venham com suas famílias, convivam conosco como irmãos, comunguem conosco dos mesmos ideais e todos ganharemos com isso. Ensinam-nos a história e a filosofia: Deus está conosco, pois todos somos um.

Agradecendo a Deus o momento, só nos resta a todos, pedir paz, justiça, harmonia entre todos, cantando o seu hino maravilhoso, Ipiaú, meu bem-querer”. De autoria do compositor Manoel Pinto, criado no governo e Hildebrando Rezende, ipiauenses, de saudosa memória, pedindo ao Senhor proteção para todos os que acreditam que, aqui, mora a felicidade.

Parabéns, Ipiaú!

Hino de Ipiaú

Na fibra e na coragem do seu povo,
Reside tua riqueza, Ipiaú.
Histórias do saudoso Rio Novo
São lembradas no Norte e exaltadas no Sul.
Salve os pioneiros que, um dia, chegaram.
E que plantaram teus cacauais
Dando a semente do teu presente, crescendo mais e mais.

Ipiaú, meu bem querer,
Meu Rio de Contas, tranqüilo a correr.
Ipiaú, que bom lembrar.
Teu céu de estrelas sempre a brilhar.

• Para os recém-chegados, para os que desejam conhecer a historia política de Ipiaú, sua origem, seu nome, leiam abaixo:

Caracterização do Município
Ocupação Histórica

O marco inicial da colonização do Município de Ipiaú data da segunda década deste século, aproximadamente 1913. Antes, a região era habitada pelos índios Tapuias - quando surgiram os primeiros desbravadores, tendo como pioneiro Raimundo Santos, conhecido como Raimundo Crente. O lu¬garejo foi chamado de Rapa-tição e, segundo alguns, a origem desse termo deveu-se uma briga entre duas mulheres que se serviram de lenha em brasa como arma, enquanto outros explicam que tal nome era corruptela da pala¬vra "Repartição", pois que no arraial funcionava um posto de arrecadação de tributos fiscais, instalado em 1916 pela Intendência de Camamu.
A 1º de agosto de 1916, Rapatição passou à categoria de distrito, com o nome de Alfredo Martins, pertencente ao município de Camamu. Em 1930 foi elevado a subprefeitura, com o nome de Rio Novo e em 1931 foi des¬membrado do município de Camamu e anexado a Jequié.
Finalmente, por força da Lei Estadual nº 8.725 de 02 de dezembro de 1933, assinado pelo então Governador Juracy Magalhães, foi criado o muni¬cípio de Rio Novo, cuja denominação se explica devido às modificações no leito do Rio Água Branca, afluente do Rio de Contas, que banha aquela re¬gião.
Mais tarde, exatamente em 31 de dezembro de 1943, uma reformula¬ção administrativa impôs a mudança do nome de Rio Novo, ao proibir a existência, no Brasil, de duas localidades com a mesma denominação. As¬sim, surgiu o novo nome – Ipiaú - que quer dizer "rio novo" na língua Tupi.
O município está constituído hoje, além de sua sede, pelo povoado de Córrego de Pedras.

Decreto do Interventor da Bahia, Capitão Juraci Magalhães.

Nomeado em 1931, pelo Presidente da República, Sr. Getúlio Dorneles Vargas, que se suicidou em 1954. Golpe de 1930 a 1934.

Alfredo Brito, que possuía terras nesta região e era Secretário de Saúde do Estado colaborou muito para a emancipação de rio Novo, hoje, Ipiaú.

Um dos nomes antigos de Ipiaú era o distrito de “Alfredo Martins”. Desde a década de 1910, que o Cel. João Carlos Hohlenwerger luta pela emancipação de nosso município. Depois, passou nossa terra a chamar-se Distrito de Rio Novo.

Decreto n.º.725 de 02. de dezembro de 1933 emancipou o povoado de Rio Novo, que era distrito de, respectivamente, Camamu e Jequié, aqui, na condição de sub-prefeitura.

Placa na Praça Brasil em 07 de dezembro de 1934.

Telegrama de agradecimentos de Alfredo Brito

Primeiro prefeito Municipal de Ipiaú, Sr. Antônio Augusto Sá, então Subprefeito.

Primeiro Prefeito eleito pelo voto popular – Leonel Dias Andrade – 1936. Esse mesmo Leonel foi subprefeito em 1932.

Hoje, 76 anos depois:

Prefeito Municipal – Doutor Deraldino Araújo, médico pediatra.

Vice- prefeito – Miguel Tanure Correia, engenheiro agrônomo.

Presidente da Câmara – Senhor José Mendonça, empresário

Vice-presidente – Aloísio Teixeira Mendes

Com todo amor, com um carinho especial por esta terra, Ipiaú,
nossa homenagem e admiração pelos seus 76 anos de emancipação política.

Wanda e Tatai

02.12.2009.

2 comentários:

O Fantástico Mundo de Patrício disse...

olá professor tatai.
tudo bem?
hoje me deparei com um artigo inusitado no blog do meu amigo josé fagner.
(www.jotafagner.net)
ele comenta sobre uma tradução diferente pra palavra "ipiaú".
não é muito parecido com o "rio novo" que sempre conhecemos...

Unknown disse...

Parabéns a Ipiaú por cada cidadão dos anos 1910 em diante que também lutaram direta e indiretamente pela emancipação do Município de Camamú e região. Como Bisneto do Coronel João Carlos Hohlenwerger o qual se dedicou quase a vida toda para o exercício da cidadania livre e Patriótica, foi um vencedor assim como todos. Obrigado , como bisneto deste "herói" Cidadão sinto-me honrado. Valeu Ipiaú, esta cidade abençoada por todo povo: Índios, Negros, Italianos, Alemães, enfim cidadãos brasileiros. Feliz 2013