segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Natal!

Natal!


Wanda e Tatai

• Mais uma vez, Natal!

Já bem o Ano Litúrgico termina - Dia do Cristo, Rei do Universo – vem logo o Advento, a Chegada do Natal, Nascimento de Este Rei, que é Jesus Cristo, Filho de Maria, Emanuel, Filho do Altíssimo.

Filho do Deus Vivo!

Para nós, com o tempo de chegada, é tempo de refletir, de meditar, de olhar para dentro de cada um de nós e viver esse momento único, sempre bonito, maravilhoso, transcendental que é o Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Vamos viver agora, no lugar em que estivermos, de dia ou de noite, e dar vivas ao Senhor, Todo-Poderoso pela incontida alegria de dizer, em comunhão, em estado de partilha:

Feliz Natal! Viva Jesus Cristo!

Jesus continua nascendo e vivendo no nosso coração, no nosso ser inteiro. Ininterruptamente, criando em cada um de nós, a força de viver, de amar, de promover a paz, a justiça, a fraternidade universal.

Todos nós sabemos que o Nosso Aniversariante é um Ser histórico. Sob a intervenção do Espírito Santo, Ele nasceu de Maria Imaculada, num insondável mistério que só Deus sabe e entende.

Nasceu em Belém de Judá, no tempo em que Roma dominava o mundo. Maria e José, seu esposo, chegando na hospedaria, não encontraram lugar. Alojaram-se num canto simples e humilde, nascendo o Rei do Universo numa manjedoura, meio a pastores e animais domésticos, meio a natureza, pura e sagrada, sua criação.

Meu Deus, quanta simplicidade, quanta candura, quanta humildade! Jesus, o Verbo que se fez carne, a Síntese do Universo, o Homem-Deus e Deus-Homem nasceu sem publicidade, sem ostentação, sem grandeza material, puro e simples, veio a mundo trazer Luz que é Ele mesmo.

Como Deus Filho, com poderes ilimitáveis, veio ao mundo, veio até nós e disse para que todos saibamos quem Ele é:

Eu sou o Caminho, a Verdade, a Vida!

Eu sou a Luz do mundo!

Eu sou o Bom Pastor!

Eu sou!

Onde dois ou mais estiverem juntos, Eu estou!

O Menino Jesus entre seus pais, Maria e José.

Então irmãos nossos que nos lêem, que nos ouvem, que ouvem a voz de Deus, por que tanto desencontro, por que tamanha violência, tanta ganância diante das coisas materiais? Por que uns tão ricos e outros não têm o que comer, o que vestir, sem morada como se não fossem, também, filhos do mesmo Pai que está nos céus!

O sucesso, a mania do sucesso dura pouco. A auto-suficiência, o apego, o infantil desejo que ter, ter sempre mais cansam, causam mal, incomodam o espírito. A corrupção destrói por dentro e por fora aqueles que a ela se filiam.

Já chega de tantas coisas más que estão em voga entre nós, aqui, ali, acolá. Há coisas sublimes a nossa volta, vamos revê-las. O sol, as estrelas continuam cintilando. Os pássaros ainda cantam e cantam bonito agradecendo poderem cantar. A lua ainda é dos namorados, é só querer e ela nos alumia, mesmo distante de onde estamos.

No nosso coração está a medida de todas as coisas. A predisposição é nossa para enxergar. Ainda existem a alegria, o afeto, a generosidade, o encanto pessoal dos que nos rodeiam e vivem conosco. Parem, olhemos, olhemo-nos de frente e vejamos a beleza que está dentro de cada um de nós. Somos, todos nós, únicos e irrepetíveis, sem cópia, sem carbono. Somos um todos, somos comunhão!

Mais do que entre nós, Deus, em seu Filho Jesus Cristo está dentro de cada um de nós, individualmente, pois nascemos e fomos criados à Sua imagem e semelhança.
Natal é tempo de festa, de amor, de ternura, de comunhão; tempo de partilhar tudo o que temos de bom.

A vida, apesar dos pesares, é bela e preciso ser vivida. Vivida em comunidade, numa mesa bem grande que caiba todos, como o Banquete da Vida, onde todos somos iguais e irmãos. Jesus Cristo, no Seu Nascimento, quer de nós este presente, o grande presente:

Amemo-nos uns aos outros como Ele nos amou!

Movimento nas ruas. O comércio disputando as compras, a escolha dos presentes. Árvores de natal, grandes, pequenas, de bolas coloridas dão o toque da Noite de Natal. As músicas suaves, ternas e cheias de passado, presente, futuro dão o toque da união entre familiares em volta da mesa das iguarias e presentes a serem distribuídos à meia noite, Hora Sagrada do Nascimento do Menino-Rei.

Por favor, um pedido, uma lembrança. Antes do Dia, antes das comemorações, antes da troca dos presentes e o canto Noite Feliz, lembre-se de ajudar seu irmão mais pobre; procure fazer as pazes com pessoas cuja relação não esteja legal. Não se mostre feliz, nem faça de contas se, nesta comemoração tão esperada você não esteja feliz, por dentro de por fora. Eis a hora da Verdade! A hora de amar, perdoar, esquecer mazelas do passado e viver o agora que Deus nos permite viver.

Não guarde ressentimentos, o que passou, passou. Raiva de alguém de que adianta; só nos machuca a alma, o coração é que sofre.

Jesus Cristo nasceu, eis tudo. Vamos cantar parabéns, vamos louvar. Cantemos um cântico novo. Harpas, liras, violões e violinos, tambores e tamborins dêem-nos o toque de Amor, porque hoje é

Natal!

Lemos algo ou nos contaram que quatro expressões maravilhosas irão salvar o mundo e nos fazer inteiramente felizes. São elas:

Me desculpe
Sinto muito.
Muito obrigado.
Eu te amo!

Antes de fechar o ano, façam isso e vejam como é gostoso amar e ser amado. E com todo o carinho, com o coração em festa,

Que Deus os abençoe!

FELIZ NATAL!


Wanda e Tatai

21.12.2009.

Nenhum comentário: