segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Fazer a vontade de Deus
Ev. 16.09.2014

Antes de ler o comentário, leia e medite o Evangelho. Ler e vivê-lo, no momento presente.

 Marcos 7, 24-30

24 Levantando-se dali, foi para as regiões de Tiro e Sidom. E entrando numa casa, não queria que ninguém o soubesse, mas não pode ocultar-se;
25 porque logo, certa mulher, cuja filha estava possessa de um espírito imundo, ouvindo falar dele, veio e prostrou-se-lhe aos pés;
26 (ora, a mulher era grega, de origem siro-fenícia) e rogava-lhe que expulsasse de sua filha o demônio.
27 Respondeu-lhes Jesus: Deixa que primeiro se fartem os filhos; porque não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.
28 Ela, porém, replicou, e disse-lhe: Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos debaixo da mesa comem das migalhas dos filhos.
29 Então ele lhe disse: Por essa palavra, vai; o demônio já saiu de tua filha.
30 E, voltando ela para casa, achou a menina deitada sobre a cama, e que o demônio já havia saído.

O gesto da mulher pagã levou-nos a refletir de onde parte, iniciativa nossa, em que consiste fazer a vontade de Deus. Ela aceitou, humildemente, e comer as migalhas de Deus, que caem da mesa. E teve sua filha curada.

Concluímos, então. Humildade, termo exato. A palavra chave, para se exercer, praticar, fazer o que Deus quer de nós. Sempre ou quase sempre, em qualquer ato, titubeamos em fazer a nossa vontade ou a vontade do Pai. Dessa atitude, dessa escolha, começa a nossa alegria ou tristeza, ser feliz ou infeliz. Escolha decisiva a vida de todo o ser humano.

Diferente dos irracionais, além de nos criar, o Criador nos deu consciência, a fim de que nos identifiquemos com Ela.  Então, perguntemos a nós mesmos: O que Deus quer de nós?

Em tudo, em qualquer circunstância, primar pela Verdade. Ser impecável com nossa palavra. Precisamos distinguir Religião e Moral. Religião é a ligação da humanidade com Deus. Moral é ciência do comportamento humano. A nossa consciência nos faz perceber caminhos. Fazer a nossa vontade ou a vontade do Pai.

A decisão da mulher pagã foi comer as migalhas que caem da mesa, as migalhas de Deus. E nós, faremos o mesmo? Fazer a vontade de Deus é fazer bem todas as coisas.


Wanda e Tatai

22.09.2014

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Setembro chegou!
Prenúncio da Primavera!
1º.09.2014

 Setembro é a estação das flores, sempre a belas exalarem seu perfume, comungando com toda a   natureza da alegria de viver. A Primavera, que se aproxima, nos convida a sair, passear, olhar, de  perto, o mundo que nos rodeia.

Hora de começar a  recolher os cobertores, os capotes, as roupas de frio. O frio vai-se, aos poucos, dando  lugar a um tempo mais suave, ameno, com ares de mais alegria. Ainda não chegou o verão, todavia, já  podemos ir às praias, curtir o sol e agradecer a Deus o dom da vida.

Sobretudo, primavera é tempo das flores mostrarem as sua beleza e exalarem seu perfume, sempre novo e gostoso.

As flores! Como não falar das flores? São elas responsáveis pela alegria dos jardins, das casas, de todo o lugar onde se encontram.

Entre centenas, as gérbera, as dálias, os antúrios, as urzes flores do maracujá, alguns especiais.

O bemequer, por favor. Não malmequer. As flores não querem mal a ninguém. As violetas, lindas, pequeninas, deixam seu perfume por onde passam. Os jasmins caem pelo chão e perfuma toda a casa. As rosas, especiais, tomam conta de todos os lugares. A começar pelos oratórios sagrados. Elas inebriam todo o espaço onde se encontram. Para não mais nos alongar, concluímos com a flor de lótus. O símbolo da sabedoria oriental. É sagrada entre eles e admirada por todos nós.

Até aqui, novo ar, flores, primavera, Que nos fique, todavia, uma lição de vida. Todas as estações do ano são necessárias para nossa existência. São criações de Deus!

Com ar primaveril e muito afeto,

Wanda e Tatai

quinta-feira, 12 de junho de 2014


- Dia dos Namorados -
12.06.2014

- Minha querida namorada, Wanda




Casados há mais de 65 anos, o nosso namoro continua em alta, graças a Deus.
Esta crônica é dedicada a Você. Leia-a e ouça a canção de Cartola.

- Eu amo Você, Wanda! -

- As rosas não falam -
- Por favor: antes ou após a leitura do texto, ouça o belo canto de Cartola.

O poeta canta. As rosas não falam. É uma emoção sua, do poeta. Em sua canção, sentida, sofrida, amada, falava com o coração.

Para quem ouve o poema e acompanha os acordes da flauta e do violão, nada mais nobre  e emocionante. O violão e a flauta também sentem a dor e a saudade do poeta.  Sobretudo, sabem a historia do poeta e sonhador.

Como toda a natureza, as rosas também têm seu perfume que exalam por todos os jardins. Com seu perfume, nos fazem sentir, plenamente, sua singularidade, sua formosura, seu encanto e jeito todo especial de ser rosa. No jardim, na sala, no oratório, em todo o lugar ela é sempre mais uma criação de Deus.

Não choramos como o poeta. A Wanda, nossa Rosa é a matriz de todo o nosso clã e dela aspiramos seu perfume, sua beleza, sua ternura, sua timidez, sua voz, sua forma especial de ser gente. A nossa rosa Wanda fala. Todos os dias há mais de sessenta e cinco anos.

Por isso, só assim pode ser conceituada uma rosa.

“A rosa é uma rosa, uma rosa, uma rosa”

Por fim, aspiramos felizes, os seus sentimentos de esposa, mãe, avó, bisavó, sogra que é a nossa Rainha, a minha namorada Wanda.

W a n d a!

Tatai e toda a família

- As Rosas Não Falam – (Cartola)



Bate outra vez
Com esperanças o meu coração
Pois já vai terminando o verão enfim

Volto ao jardim
Com a certeza que devo chorar
Pois bem sei que não queres voltar para mim

Queixo-me às rosas, mas que bobagem
As rosas não falam
Simplesmente as rosas exalam
O perfume que roubam de ti, ai...
Devias vir
Para ver os meus olhos tristonhos
E, quem sabe, sonhar os meus sonhos
por fim.


Ipiaú. 12 de junho de 2014

segunda-feira, 2 de junho de 2014


Ascensão do  Senhor
(Mateus 28,16-20)
1º.06.2014

  
- Leiamos, atentamente.

16 Partiram, pois, os onze discípulos para a Galiléia, para o monte onde Jesus lhes designara.

17 Quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.

18 E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.

Vamos refletir:

As antigas alianças feitas por Deus e a humanidade falharam. Começou, então, uma Nova e Eterna Aliança, enviando o Criador Seu próprio Filho, a fim de nos trazer a salvação.

Nova história entre Deus e os homens. Escolhida pelo Criador, só a ação do Espírito Santo, Maria, virgem mãe, deu à luz, Jesus, Filho do Altíssimo. Judeu, como seus pais adotivos José e Maria, Jesus teve uma vida normal. Trabalhava na carpintaria do pai, frequentava as sinagogas e cumpria a leis judaicas. Como Filho do Homem, Jesus manteve-Se impecável em tudo o que fez e realizou. Foi perfeito.

Aos trinta anos, despedindo-Se dos pais, deu início ao Seu ministério. Encontrando-Se ás margens do rio Jordão, foi convidado por João a ser batizado. Foi quando, desceu o Espírito Santo. Em forma de pomba: eis o meu filho amado  no qual ponho toda a minha complacência.

Batizado, o Espírito levou-O ao deserto, onde foi tentado pelo diabo por três vezes, vencendo as tentações. Continua o Mestre na sua perfeição

Começou, então, Seu ministério na sinagoga de (Lc 4,21-22) onde declarou ser Ele, Jesus, Filho de Deus, o Messias, repetindo citação do profeta  Isaías.

Como dizem as Escrituras, Jesus escolheu seus apóstolos, entre os mais humildes pescadores  e gente do povo e fez pregações, anunciou   Reino, fez milagres. Rejeitado pelo seu povo, resistiu em Suas lições de amor. Os pequenos, os humildes, os excluídos sempre estiveram com o filho de Deus. Após mentiras e injúrias foi condenado e levado á cruz. Morreu e ressuscitou. Reencontrou-Se com os apóstolos, foi visto pelos que Ele acreditam e chegou o momento de voltar ao Pai de onde veio, como foi prometido na Nova e Eterna Aliança.

- Ascensão do Senhor -

18 E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito;

20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.
Absortos, confusos, saudosos, os apóstolos continuavam a olhar para o céu. Foi, quando, enquanto os apóstolos olhavam para o céu, aconteceu:

Atos, 1, 9-11

9Tendo ele dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.
10 Estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles apareceram dois varões vestidos de branco,
11 os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.

Conclusão: Após as lições do Mestre, do Seu verdadeiro exemplo de vida, só nos resta ouvir a Palavra, pondo-A em ação.
Como discípulos e missionários, voltemos nossos olhos para a terra e lá vamos nós.

Vamos evangelizar!
O mundo precisa de amor e de paz!
Aleluia!

Feliz Páscoa.


Wanda e Tatai

domingo, 11 de maio de 2014


Mensagem às Mães
11.05.2014






- Queridas Mães

Hoje é um dia especial para a Senhora e para nós, suas filhas e seus filhos.

- Dia das Mães –

Desde quando nos entendemos por gente, a Senhora, religiosamente, em nome de Deus, nos abençoa:

          - Deus a abençoa, filha.
          - Deus o abençoe, filho.

Hoje, Mãe, vamos inverter as posições:

- Deus a abençoe, Mãe querida, Mãe do nosso coração. Que o Pai do Céu realize todos seus sonhos. Faça-a feliz, alegre por toda a vida.

Agradecemos tudo o que tem a Senhora feito por nós. A sua paciência, seu heroísmo, sua renuncia têm conseguido o milagre em nossa caminhada. Do berço à escola. Da saúde à cidadania. Mãe, sempre Mãe!

Como a Mãe de Jesus, Deus, também, encheu-a e graças e fê-la, do mesmo modo, bendita entre as mulheres.
Para as que já partiram deste mundo, nossa saudade, nossas orações.

Feliz Dia das Mães

Tatai

P. S. - Querida Wanda, Mãe de nossos filhos. Hoje, é dia de festa, de amor e de alegria.
Parabéns!

Tatai e filhos.




terça-feira, 29 de abril de 2014

Anunciar é preciso

Anunciar. Tornar-se arauto, mensageiro de Deus. Aproveitar todas as oportunidades, a fim de expressar-se sobre  fatos que  edificam, constroem, dão melhor sentido à vida.

É a forma melhor de se voltar à verdade, à paz, à não-violência, um velho novo modo de vida. Anunciar para espantar o medo que se apossou de nós todos. Confiança uns nos outros e não desconfiança, receio, não mais a vivência comum.  Nós em vez de eu só.

Anunciar é preciso. Anunciar a Palavra de Deus, anunciar a Presença de Deus no mundo. Em todos os lugares. Anunciar o Reino de Deus que está próximo. Já chegou. Está no meio de nós, está dentro de cada um de nós; sem acepção de pessoas. Lembremo-nos sempre que todos nós somos Morada de Deus, Templo do Espírito Santo.

Após várias alianças com a humanidade, importantes todavia, Deus enviou Seu Filho, Jesus Cristo e, com Ele, nasceu a Eterna Aliança do Criador com a humanidade.

Com Jesus Cristo, Filho do Deus vivo, instala-se, entre nós, uma Nova Criação.  “O Verbo se fez carne e habitou entre nós (João 1,14).

  Estamos no mundo moderno e muita coisa sagrada, espiritual está sendo esquecida, deixada de lado. Os importantes e necessários meios de comunicação estão se transformando em brinquedos, passatempos. Isso não é bom. Não edifica, nenhuma ascensão ou valor espiritual acrescenta.

Vamos falar, cantar, dançar, gritar as coisas de Deus. Vamos varrer do mundo a violência, a injustiça social. Vamos derrubar os muros que impedem a Paz, o Amor, a Solidariedade. Repetimos: todos somos Um. Só é bom para mim, se for bom para todos.

As lições do Mestre e Senhor Jesus Cristo, eternas, continuam a ecoar em nosso cérebro e nosso coração, para sempre.  Ele está conosco até o final dos tempos.

É preciso anunciar, falar, pregar o evangelho, a Palavra de Deus. Hoje, mais do que nunca, façamos isso. Por meio dos emails, orkuts, facebook, telefone, mensagem, tevê, jornais. Que a nossa fala, nossa conversa diária, seja sempre uma edificação ao Reino, que já se contra entre nós.

Discípulos e missionários que somos, cabe-nos iniciar, reiniciar, começar de novo, a Volta da Civilização do Amor.  Agora já.
É preciso anunciar a Palavra de Deus.

Com muito amor,

Wanda e tatai
09.02.2014


sábado, 12 de abril de 2014

Semana Santa

13. 04 a 20.04. 2014
Tempo da Páscoa

Entrada triunfal de Jesus em Jerusalém

Domingo da Ressurreição

Com a Ressurreição de Jesus Cristo, começa uma  Nova Criação, um Novo Tempo!

Domingo de Ramos

- Evangelho de Mateus  21,1-11

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus
1Naquele tempo, 1Jesus e seus discípulos aproximaram-se de Jerusalém e chegaram a Betfagé, no monte das Oliveiras. Então Jesus enviou dois discípulos, 2dizendo-lhes: “Ide até o povoado que está ali na frente, e logo encontrareis uma jumenta amarrada, e com ela um jumentinho. Desamarrai-a e trazei-os a mim! 3Se alguém vos disser alguma coisa, direis: ‘O Senhor precisa deles’, mas logo os devolverá’”.
4Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelo profeta: 5Dizei à filha de Sião: Eis que o teu rei vem a ti, manso e montado num jumento, num jumentinho, num potro de jumenta”.
6Então os discípulos foram e fizeram como Jesus lhes havia mandado. 7Trouxeram a jumenta e o jumentinho e puseram sobre eles suas vestes, e Jesus montou. 8A numerosa multidão estendeu suas vestes pelo caminho, enquanto outros cortavam ramos das árvores, e os espalhavam pelo caminho. 9As multidões que iam na frente de Jesus e os que o seguiam, gritavam: “Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!” 
10Quando Jesus entrou em Jerusalém a cidade inteira se agitou, e diziam: “Quem é este homem?” 11E as multidões respondiam: “Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galileia”.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João    20,1-9
1 No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2 Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: "Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram". 3 Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4 Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5 Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6 Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7 e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8 Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou. 9 De fato, eles ainda não tinham compreendido a escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos. Palavra da Salvação! - Glória a Vós, Senhor!
- Como havia prometido, Jesus seria morto pelos inimigos e no terceiro dia ressuscitaria dos mortos. Cumpriram-se as Escrituras. Aconteceu.
A Semana Santa é o ápice da nossa religião. Reveste-se de profunda espiritualidade e leva-nos à penitência e à conversão. Os dias de segunda, terça consistem na preparação do Tríduo  Pascal,  quarta feira, Procissão do Encontro : Senhor dos Passos e Nossa Senhora, Quinta feira, Ceia do Senhor; Instituição do Sacerdote e da Eucaristia. 1ª missa  e Lava Pés, Sexta feira Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo e Sábado – quanto acontece a Vigília Pascal, a noite sagrada, realização da benção do fogo. O Círio Pascal. Da tristeza da Sexta-feira da Paixão, explode a alegrai total do Domingo da Ressurreição!
Jesus ressuscitou!
Jesus Cristo vendeu a morte!
Acendam-se as luzes, cantemos bem alto, Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Viva Nosso Senhor Jesus Cristo
Redentor do Universo!!!
Feliz Páscoa, com as bênçãos de Deus;

Wanda e Tatai


quarta-feira, 19 de março de 2014

Globalização da indiferença

16.03.2014

Estamos em plena quaresma, tempo de penitência e conversão, 2ª semana. O evangelho nos mostra a Transfiguração do Senhor. A igreja mostra-nos o caminho da espiritualidade que nos leva à páscoa. A Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O Papa Francisco, faz um ano da sua chegada nos aponta caminhos certos e justos com suas palestras e homilias. A expressão Globalização da Indiferença é de sua autoria. É um grito de alerta ao mundo que parece não ver nem ouvir os clamores dos excluídos. No mundo inteiro.

Todos sabemos, todos sentimos a angústia o medo, o susto que estamos passando a todo instante. Assaltos, violência o medo que nos faz vivermos engaiolados. Prisioneiros dentro de casa, com receio de ver o sol.

E tudo isso nos parece normal. Nada se faz, nada fizemos e o mundo só pensa em dinheiro, lucros. Vantagens em tudo, e lá se vai o amor por água, água abaixo. O governo diz que é com o povo, o povo acusa o governo. E a corrupção joga solta, com o sofrimento dos menos favorecidos, cada vez pior.

Chega do excesso de valorização da globalização da economia.  Ouçamos a voz do papa que, no momento da sua chega, só nos tem trazendo mensagens, ações que nos faz viver uma vida de paz, de amor, de solidariedade.  Globalização da Indiferença, significa o descaso que de todos nós, começa a  partir dos responsáveis pelos poderes público, nos três níveis.  Precisamos viver, sair à rua, passear, exercer o nosso direito de ir e vir, quando nos aprouver. Estamos impedidos. Os assaltantes, armados até os dentes estão ferindo, matando, levando carros e dinheiro dos cidadãos que precisam trabalhar, de dia e de noite.  A geração mais nova está morrendo à toda hora sob ação dos malfeitores. E as leis, e a segurança, o direito do cidadão que paga imposto, cumpre suas obrigações. A segurança, a justiça, a ordem transcrita na Constituição?

A expressão do Papa Francisco, nos abre os olhos para a realidade. Quente ou frio, nos diz a bíblia, nunca mornos ou indiferentes. Estamos em cima do muro, prestes a cair todos nós.  Não sabemos nem temos a solução, todavia corremos perigos, com a indiferença. 

Não sabemos como sair desta indiferença. Todavia, estamos certos de que estamos nos esquecendo de Deus, do sagrado, do amor ao próximo, da justiça.

Acreditando na ciência que evolui, bem como nas incríveis técnicas de hoje, vamos acordar. Aliemos tudo de bom que nos tem acontecido com a modernidade e nos lembremos sempre de que as pessoas são mais importantes que as coisas.

A paz e a solidariedade humana são indispensáveis à vida.

Wanda e Tatai



segunda-feira, 10 de março de 2014


Ano A - 2014 - São Mateus
Tempo da Quaresma


  05/09. 03 a 17.04 -  4ª Feira de Cinzas a 5ª Feira Santa

 - Catequese: Quaresma é tempo de penitência, conversão. Reflexão sobre a vida cristã, seu comportamento pessoal.
A quaresma é a preparação espiritual para a Festa da Páscoa. Domingo da Ressurreição.

4ª Feira de Cinzas - Mt 6, 1-6.16-18

Continuação do sermão da montanha - Esmolas - Oração - Jejum 

1 Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis recompensa junto de vosso Pai, que está nos céus.

2 Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.

3 Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita;

4 para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

5 E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.

6 Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

16 Quando jejuardes, não vos mostreis contristrados como os hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.
17 Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto,
18 para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

O tesouro do céu - O olho puro - Os dois senhores - A ansiosa solicitude pela nossa vida 

1.                          40 dias de reflexão, espiritualidade em alta!
                          

                                               Wanda e Tatai






                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Estudar


Simplesmente, estudar. Abrir os livros e ler, inclusive o que dizem as entrelinhas, as reticências. Descobrir o teor das informações que nos trazem a leitura. O que nos fica como lições e o que se vai com o passar dos tempos.

Estudar, verbo tão difícil de se levar a sério, hoje, em dia, tem mil significados. Estudar tem um sentido real e profundo. Vai alem dos livros, mapas, palavras e pontuações.

Estudar significa compreender, refletir, sentir, ter consciência; de quem se é, o que se faz. Abrir caminhos, seguir estradas, sempre novas, do hoje, do agora, E descobrir, na teoria e na pratica, o que nos dá o sentido da vida. Viver plenamente, respirar sempre o ar puro que ainda existe e ter a alegria de viver.

Estudar os sinais dos tempos. Os avisos que nos vêem do Alto. Comunicação espiritual que nos transmite a natureza, quando olhamos as estrelas, uma noite de lua, o sol que nasce e se põe todos os dias, as árvores, as flores, o chão, a chuva. Quanto nos dizem, nos querem dizer e estamos alheios às voltas  com as coisas materiais que vêm e se vão tão rapidamente. È só abrirmos os olhos e vermos essa realidade.

Estudar, sentir nosso próximo, nosso irmão por perto e termos a certeza de que não estamos sós. Somos Um. Somos a Unidade. Sozinho, nada somos, nem nos conhecemos quem somos. Os opostos são também complementares. Ao estudar, precisamos ir a fundo e perceberemos a complexidade da vida. Vida que não consiste em comer, beber, acordar e repetir isso todos os dias.

A vida passa e não sabemos quem somos, o que aqui estamos fazendo, de onde viemos e para onde vamos. Não somos coisas, somos gente seres humanos, criados à semelhança de Deus. Somos todos criaturas divinas.

Estudar é preciso. Refletir, sentir o mundo que rodeia, é necessário.

Para compreender tudo isso é que Deus nos dotou de inteligência, vontade e liberdade. Munidos dessas qualidades, só nos resta, agora, mais do que nunca, estudar. Simplesmente, estudar.

Enquanto isso, vamos cantar, sorrir, ouvir músicas, dançar, orar e celebrar a Vida que o Senhor nos deu!

Wanda e Tatai
03.02.2014