quinta-feira, 5 de março de 2009

2º Domingo da Quaresma - Transfiguração do Senhor

DIOCESE DE ILHÉUS - PARÓQUIA DE SÃO ROQUE
IPIAÚ – BAHIA

Transfiguração do Senhor

· 2º Domingo da Quaresma

Edvaldo Santiago

Ano B – Marcos

08 de março de 2009

Estamos em pleno tempo quaresmal. Tempo de penitencia e conversão. Tempos fortes de oração e profunda reflexão sobre a nossa vida de cristão, cristão comprometido com sua própria existência.
Antes de ler o Evangelho de hoje, pare, pelo menos, um minuto, e reflita bem. Como passou a semana, em casa e no trabalho. Como tem sido sua convivência com a esposa, com os filhos, de modo geral, com todos (as) que o (a) rodeiam.
Atente bem. Quaresma, oração, espiritualidade em alta.

· Oração do Dia

Senhor Jesus, revela-me, sempre mais, tua verdade profunda, para que eu possa compreender a grandeza do amor que manifestaste na cruz.

· Leituras para comentário e reflexão:

1ª - Gênesis 22, 1 - 2. 9a. 10 - 13. 15 - 18

1 Sucedeu, depois destas coisas, que Deus provou a Abraão, dizendo-lhe: Abraão! E este respondeu: Eis-me aqui.
2 Prosseguiu Deus: Toma agora teu filho; o teu único filho, Isaque, a quem amas; vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te hei de mostrar.
9 Havendo eles chegado ao lugar que Deus lhe dissera, edificou Abraão ali o altar e pôs a lenha em ordem;
10 E, estendendo a mão, pegou no cutelo para imolar a seu filho.
11 Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde o céu, e disse: Abraão, Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui.
12 Então disse o anjo: Não estendas a mão sobre o mancebo, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, o teu único filho.
13 Nisso levantou Abraão os olhos e olhou e eis atrás de si um carneiro embaraçado pelos chifres no mato; e foi Abraão, tomou o carneiro e o ofereceu em holocausto em lugar de seu filho.
15 Então o anjo do Senhor bradou a Abraão pela segunda vez desde o céu,
16 e disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor, porquanto fizeste isto, e não me negaste teu filho, o teu único filho,
17 que deveras te abençoarei, e grandemente multiplicarei a tua descendência, como as estrelas do céu e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos;
18 e em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.

2ª – Salmo 116, 1 - 7

1 Guarda-me, ó Deus, porque em ti me refugio.
2 Digo ao Senhor: Tu és o meu Senhor; além de ti não tenho outro bem.
3 Quanto aos santos que estão na terra, eles são os ilustres nos quais está todo o meu prazer.
4 Aqueles que escolhem a outros deuses terão as suas dores multiplicadas; eu não oferecerei as suas libações de sangue, nem tomarei os seus nomes nos meus lábios.
5 Tu, Senhor, és a porção da minha herança e do meu cálice; tu és o sustentáculo do meu quinhão.
6 As sortes me caíram em lugares deliciosos; sim, coube-me uma formosa herança.
7 Bendigo ao Senhor que me aconselha; até os meus rins me ensinam de noite.

3ª Romanos 8, 31b - 34

2 Seis dias depois tomou Jesus consigo a Pedro, a Tiago, e a João, e os levou à parte sós, a um alto monte; e foi transfigurado diante deles;





Transfiguração do Senhor


3 as suas vestes tornaram-se resplandecentes, extremamente brancas, tais como nenhum lavandeiro sobre a terra as poderia branquear.
4 E apareceu-lhes Elias com Moisés, e falavam com Jesus.
5 Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Mestre, bom é estarmos aqui; faça-mos, pois, três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias.
6 Pois não sabia o que havia de dizer, porque ficaram atemorizados.
7 Nisto veio uma nuvem que os cobriu, e dela saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado; a ele ouvi.
8 De repente, tendo olhado em redor, não viram mais a ninguém consigo, senão só a Jesus.
9 Enquanto desciam do monte, ordenou-lhes que a ninguém contassem o que tinham visto, até que o Filho do homem ressurgisse dentre os mortos.
10 E eles guardaram o caso em segredo, indagando entre si o que seria o ressurgir dentre os mortos.
Comentário do Evangelho
A glória de Deus se revela no Filho!

A cena da transfiguração contrasta com a perspectiva de sofrimento e morte que aguarda Jesus em Jerusalém.
Nessa cena, evidencia Jesus, Filho de Deus, que a Vida supera a morte, longe, totalmente, da figura triunfalista que os discípulos esperavam do Mestre. Mais branco que a neve, transparente como as coisas de Deus, Jesus antecipou aos discípulos Pedro, Tiago e João a sua divindade.
A Glória de Deus se revela no Filho!


Após ter anunciado as condições para o Seu seguimento, Jesus levou seus discípulos Tiago, Pedro e João até uma montanha, Lá, eles presenciaram a figura do Mestre totalmente transfigurado, numa situação jamais imaginada por eles.
Ao lado do Filho do Homem surgiram as figuras de Moisés e Elias, deixando os mesmos discípulos assombrados diante do quadro a sua frente.

Nesse instante, semelhando a ocasião do Batismo, ouviu-se uma voz que dizia
“Este é o meu Filho amado; a ele ouvi”.

Ainda espantados, perceberam eles que Jesus estava sozinho. Não mais com Ele Moisés e Elias.

Eis que novamente, surge em Pedro a idéia de Jesus rei triunfal. Sugere ao Mestre que se façam três tendas para Jesus, Elias e Moisés. Sinal de que Pedro ainda não sentia a messianidade do Filho de Deus. Como já o fez anteriormente, Jesus repreendeu a sugestão de Pedro.

Depois da cena da transfiguração, tentando guardar, ainda, Sua divindade, Jesus pediu que não contassem a ninguém o haviam presenciado.

A narração de Marcos, dentro da simbologia cristã, nos mostra a lição de Jesus. Primeiro, Ele escolheu uma montanha para Sua transfiguração. Exemplo do monte Sinai onde se desenrolaram episódios do povo judeu. Javé é o mesmo Deus de todos.

As figuras de Elias e Moisés nos ligam ao Antigo Testamento com o profetismo e e a lei antiga. O Antigo e Novo Testamento se ligam a Jesus Cristo, a Síntese de hoje e de ontem, de sempre, como o Novo Adão.

Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.
Hb 13, 8

Com Jesus Cristo, chegou a história do Povo de Deus a

Nova e Eterna Aliança de Deus com a humanidade.

Com Abraão, em Gênesis (primeira letiura) a fé, a certeza do amor de Deus, em dando seu filho único como sacrifício, não aceito pelo Pai.

Os salmos põem toda sua confiança em Deus, Todo Poderoso. Deus que criou a terra e o céu e tudo o que nele existe e estende Sua proteção sobre nós todos..

Por fim, na segunda leitura leitura, São Paulo fecha, com chave de ouro, a celebração eucarística:

Se Deus é por nós, quem será contra nós? (v 31).

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Feliz Domingo para todos

Wanda e Tatai

Nenhum comentário: