sábado, 28 de março de 2009

5º Domingo da Quaresma

DIOCESE DE ILHÉUS - PARÓQUIA DE SÃO ROQUE
IPIAÚ – BAHIA

Dia da Igreja
· 5º Domingo da Quaresma


Edvaldo Santiago
Ano B – Marcos
29 de março de 2009

Estamos na 5ª e última semana da Quaresma. A caminha da Páscoa, da Libertação.
Aí vem Jesus Cristo, o verdadeiro Messias.
Antes de ler o Evangelho de hoje, pare, pelo menos, um minuto, e reflita bem. Como passou a semana, em casa e no trabalho. Como tem sido sua convivência com a esposa, com os filhos, de modo geral, com todos (as) que o (a) rodeiam.
Estamos em fase de preparação para a Páscoa. Libertação!

Oração do Dia

Senhor Jesus, a vida jorrou abundante de tua fidelidade até à morte de cruz. Possa eu beneficiar-me desta plenitude, (Paulinas).

· Leituras para comentário e reflexão:

1ª Leitura – Jeremias 31, 31 – 34

31 Eis que os dias vêm, diz o Senhor, em que farei um pacto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá,
32 não conforme o pacto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito, esse meu pacto que eles invalidaram, apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.
33 Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
34 E não ensinarão mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior, diz o Senhor; pois lhes perdoarei a sua iniqüidade, e não me lembrarei mais dos seus pecados.
Salmo – 51, 1 - 4
1 Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
2 Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.
3 Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
4 Contra ti, contra ti somente, pequei, e fiz o que é mau diante dos teus olhos; de sorte que és justificado em falares, e inculpável em julgares.
2ª Leitura – Hebreus 5, 7 - 9

7 O qual nos dias da sua carne, tendo oferecido, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que podia livrar da morte, e tendo sido ouvido por causa da sua reverência,
8 ainda que era Filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu;
9 e, tendo sido aperfeiçoado, veio a ser autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem,

Evangelho - João 12, 20 – 33



Queremos ver Jesus!

20
Havia alguns gregos entre os que subiram para adorar durante a festa.

21.
Estes se aproximaram de Filipe (aquele de Betsaida da Galiléia) e rogaram-lhe: Senhor, quiséramos ver Jesus.

22.
Filipe foi e falou com André. Então André e Filipe o disseram ao Senhor.

23.
Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora para o Filho do Homem ser glorificado.

24.
Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto.

25.
Quem ama a sua vida, perdê-la-á; mas quem odeia a sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna.

27.
Presentemente, a minha alma está perturbada. Mas que direi?... Pai, salva-me desta hora... Mas é exatamente para isso que vim a esta hora.

28.
Pai, glorifica o teu nome! Nisto veio do céu uma voz: Já o glorifiquei e tornarei a glorificá-lo.

29.
Ora, a multidão que ali estava, ao ouvir isso, dizia ter havido um trovão. Outros replicavam: Um anjo falou-lhe.

30.
Jesus disse: Essa voz não veio por mim, mas sim por vossa causa.

31.
Agora é o juízo deste mundo; agora será lançado fora o príncipe deste mundo.

32.
E quando eu for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim.

33.
Dizia, porém, isto, significando de que morte havia de morrer.

- Comentário do Evangelho -

- A missão do verdadeiro Messias -

Os evangelhos, escritos algumas décadas após a morte de Jesus contam e interpretam a história de Jesus Ressuscitado. o Messias que haveria de vir até nós. Já antes, muito antes – Antigo Testamento – os profetas se referiam o Redentor do Mundo.

Praticamente, até aqui, João nos conta como surgiu a comunidade do Discípulo Amado. Essa comunidade surgiu do encontro entre judeus e gregos – não judeus. O que se confirma, no início do evangelho, o interesse de alguns judeus querendo conhecer o Mestre.

Era a festa da Páscoa judaica. Também a Páscoa de Jesus.

Alguns gregos que compareceram à festa, queriam ver Jesus e pediram aos discípulos que isso chegasse ao conhecimento do Filho do Homem.

Tomando conhecimento desse fato, Jesus respondeu:

“É chegada a hora para o Filho do Homem ser glorificado” (v 23), Da morte nasce a Vida, sabia muito bem Jesus, enviado por Deus para a salvação do mundo. Jesus vai dar a vida por amor!

A profundidade destes dois versículos nos indica, nos faz meditar sobre a grandeza do ato e da atitude de Jesus, Filho de Maria.

Presentemente, a minha alma está perturbada. Mas que direi?... Pai, salva-me desta hora... Mas é exatamente para isso que vim a esta hora.

Pai, glorifica o teu nome! Nisto veio do céu uma voz: Já o glorifiquei e tornarei a glorificá-lo. (vv 2 e 28)

Antes, comparando-Se ao trigo, que precisava ser enterrado e morrer para nascer de novo, Jesus, humano, Se encontra nesse momento culminante na história do Cristianismo.

O Jesus, humano, vacila, tem medo. Receia do cálice que tem a aceitar em sua missão. Reflete: Não foi para isso que Eu vim ao mundo? Ele pede ao Pai que O salve, não deixe que Ele seja tentado a fugir da Sua missão.

Que não se faça a minha vontade, mas a Tua, Pai!

Pai, glorifica o teu nome!

Nesse instante, do céu veio uma voz:

Já o glorifiquei e tornarei a glorificá-lo!

Foi feita a vontade do Pai. Com a glorificação do Filho. Vitória da Vida sobre a morte. . Anunciada por Jeremias a "lei no coração" (primeira leitura) é o mandamento do amor comunicado por Jesus. Em suas lições, na sua experiência, na sua missão divina.

Perante a assombração de todos pelos fatos desse momento, Jesus anunciou que essa Voz, esse Aviso é o Pai que a todos faz, preanunciando o Juízo.

Concluindo, o Redentor anunciou que ao levantar-Se da terra atrairia todos. Na segunda leitura, Hebreus, Paulo conclui: Aperfeiçoado, veio a ser Jesus autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem.

Última semana da quaresma. Prenúncio da Semana Santa - Páscoa - reflexão sobre a Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

Como discípulos e missionários reflitamos todos esses momentos,

Bom Domingo para todos.

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!


Wanda e Tatai

29.03.2009

Nenhum comentário: