domingo, 15 de março de 2009

Reflexões sobre Você

Reflexões sobre Você


Edvaldo Santiago


Sobre mim. Sobre nós. Sobre o ser humano, reflexões sobre o homem. Na sua própria visão interior, quem é Você?

Afinal de contas, quem somos nós, de onde vimos, para onde vamos e o que fazemos aqui neste mundo de meu Deus? Bebendo, comendo, dormindo...

Você já pensou, tem refletido bem. Repetimos:

Quem é você?

Curiosas indagações, perguntas a esmo, todavia reflexões profundas sobre o mundo em que estamos vivendo. Diante de tantas coisas más, estranhas, absurdas que estão acontecendo comigo, com Você, conosco, chegamos a duvidar da nossa humanidade.

Estamos, insistentemente, provocando em Você um instante de reflexão. Porque, de modo geral, estamos alheios ao que se passa em nossa volta, em achando tudo normal, tudo conforme, nada de mais.

Filho mata pai, pai mata filho. Pai, avô praticam sexo com filhas, netas. Netos matam avós para tirar dinheiro para drogas. Idosos são diariamente maltratados, filhos colocam pais nos asilos para deles se livrarem. E nada de mais acontece, senão alguns dias de escândalos, manchetes nos jornais e pronto. Tudo volta ao normal.

Que é que se pode fazer? O mundo modificou, estamos na época da globalização. Toda essa crueldade faz parte do sistema.

Que nos importa que, os países ricos se reúnam para discutir se a terra é mesmo redonda, enquanto a fome e a AIDS devoram países da África? Enquanto jovens cheios de vida são consumidos pelas drogas. Enquanto uns tantos morrem de fome, outros curtem caviar, ainda se queixam das bolsas de valores!.

Bertold Brecht no seu poema “As Novas Eras”’, nos adverte:

“Nada é impossível de mudar
Desconfiai do mais trivial, na aparência singela.
E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural nada deve parecer impossível de mudar”.
Nada é impossível de mudar. E é mesmo. Mudar ou ficar no que está, depende de mim, depende de Você. Reflita, sozinho, medite. Lembre-se do passarinho que tentou apagar o incêndio na floresta, carregando água no bico.
Faça a sua parte, não se constitua pequeno, ínfimo, incapaz. Vamos, ande, cresça e apareça, valorize-se e saiba quem é Você.
Estamos indagando: Estamos inquirindo quem é Você, mesmo sabendo que é você mesmo, quem sabe quem é você,

- Você fuma? E sabe que o cigarro lhe proporciona doenças incuráveis, doenças que lhe encurtam a vida. Mas fuma.

- Você usa drogas? Sabe que, por poucos minutos de êxtase, de um mundo colorido e misterioso, Você pode não ser mais Você? A alienação e a violência passam a dominá-lo, tomam conta de sua vida. E por que usa?

Perdoe-nos a pergunta Você ése considera um cidadão honesto? Está sendo incorreto nos seus compromissos, deliberadamente? Seja nas grandes ou pequenas coisas, está agindo de encontro à moral?

- Em qualquer setor de sua vida, tem feito concessões, aberto precedentes? Conhece e exercita o jeitinho brasileiro de facilitar as coisas?

- Em família, tem feito sermões, pregado moral ou tem dado exemplos e testemunho de sua vida? De sua luta, de seus esforços, de seus estudos..

- Tem consciência de quem Você é? Da sua importância, do seu valor? De seu amor próprio?

Somos originalmente diferentes um do outro, apesar de origem semelhante. Somos seres humanos dotados de inteligência, liberdade, vontade e Você, as vezes, se esqueceu dessa grandeza. Prefere migalhas catadas no chão às estrelas brilhantes que alumiam a nossa vida. Galinhas em vez de águias.

Acomodam-se. Acompanham a onda. Todos fazem assim. Sempre foi assim. A isso, os entendidos em Psicologia chama de zona do conforto. Pra que mudar? Graças a Deus, não foi comigo, nem com gente minha.

Mas insistimos:

Quem é você?

Foi em Osho, gênio indiano, profeta, místico irreverente, que encontramos o texto. Em “Faça o seu coração vibrar”, páginas 12, 26, 75.

Olhe, veja, ouça, perceba, reflita: quem é Você.

“Nunca existiu uma pessoa como Você antes, não existe alguém neste mundo agora nem nunca existirá. Veja só o respeito que a vida tem por Você. Você é uma obra de arte – impossível repetir, incomparável, absolutamente única”.

“O homem (Você) nasce como uma semente; pode tornar-se como uma flor ou não. Tudo de depende de Você, do que faz consigo mesmo. Tudo depende do fato de crescer ou não. A escolha é sua – e essa escolha tem que ser feita a todo o momento. A todo o momento Você se encontra numa encruzilhada”.

“Você tem que se tornar Você mesmo!”

Lembre-se, jamais se esqueça:

“As pessoas são sempre únicas, incomparáveis”.

“Você é Você; eu sou eu. Eu tenho que contribuir para a vida com meu potencial; Você tem que contribuir com o seu. Eu tenho que descobrir o meu próprio ser; Você tem que descobrir o seu”.

E daí, diante de tanta beleza que Você possui, não merece maior cuidado com Você mesmo? el, e irrepete Deus,eza que Vocuir par a vida com meu potencial; Vov. Diante do privilégio de ser filho de Deus, único e irrepetível, não é suficiente para ser feliz?

A vida é bela! Mas depende de Você. Há vários caminhos a sua frente. Não deixe ninguém decidir por Você. Use a cabeça, mais ainda, o coração e siga em frente.

Reflexões sobre Você!

Post Scriptum

Se possível, leia o texto sozinho. Num canto da casa, no quarto, no jardim, aonde puder, leia e releia nosso escrito. Foi feito com muito amor e dedicado a Você. Juntos, nós poderemos fazer do mundo um novo Paraíso, onde reinem a Partilha, a Paz, a Solidariedade.

Acredite!

16/março/2009

Nenhum comentário: