sexta-feira, 20 de março de 2009

Jesus e Nicodemus - Nascer de Novo

DIOCESE DE ILHÉUS - PARÓQUIA DE SÃO ROQUE
IPIAÚ – BAHIA

Dia da Igreja
· 4º Domingo da Quaresma

Edvaldo Santiago

Ano B – Marcos
22 de março de 2009

Estamos no tempo Quaresma. Tempo de penitência e conversão. Tempos fortes de oração e profunda reflexão sobre a nossa vida de cristão, cristão comprometido com sua própria existência.
Antes de ler o Evangelho de hoje, pare, pelo menos, um minuto, e reflita bem. Como passou a semana, em casa e no trabalho. Como tem sido sua convivência com a esposa, com os filhos, de modo geral, com todos (as) que o (a) rodeiam.
Estamos em fase de preparação para a Páscoa. Libertação!

Oração do Dia

Pai, instrui-me, por teu Espírito, a respeito da pessoa e da missão de Jesus, e leva-me a aderir ao teu Filho, sempre com maior radical idade. (Paulinas).

· Leituras para comentário e reflexão:

1ª Leitura - 2Crônicas 36, 14 - 16. 19 - 23

14 Além disso todos os chefes dos sacerdotes e o povo aumentavam cada vez mais a sua infidelidade, seguindo todas as abominações dos gentios; e profanaram a casa do Senhor, que ele tinha santificado para si em Jerusalém.

15 E o Senhor, Deus de seus pais, falou-lhes persistentemente por intermédio de seus mensageiros, porque se compadeceu do seu povo e da sua habitação.

16 Eles, porém, zombavam dos mensageiros de Deus, desprezando as suas palavras e mofando dos seus profetas, até que o furor do Senhor subiu tanto contra o seu povo, que mais nenhum remédio houve.

19 Também queimaram a casa de Deus, derribaram os muros de Jerusalém, queimaram a fogo todos os seus palácios, e destruíram todos os seus vasos preciosos.

20 E aos que escaparam da espada, a esses levou para Babilônia; e se tornaram servos dele e de seus filhos, até o tempo do reino da Pérsia,

21 para se cumprir a palavra do Senhor proferida pela boca de Jeremias, até haver a terra gozado dos seus sábados; pois por todos os dias da desolação repousou, até que os setenta anos se cumpriram.

22 Ora, no primeiro ano de Ciro, rei da pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor proferida pela boca de Jeremias, despertou o Senhor o espírito de Ciro, rei da Pérsia, de modo que ele fez proclamar por todo o seu reino, de viva voz e também por escrito, este decreto:

23 Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor Deus do céu me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que é em Judá. Quem há entre vós de todo o seu povo suba, e o Senhor seu Deus seja com ele.

Salmo - 136, 1 - 3

1 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.
2 Dai graças ao Deus dos deuses, porque a sua benignidade dura para sempre
3 Dai graças ao Senhor dos senhores, porque a sua benignidade dura para sempre;

2ª Leitura - Efésios 2, 4 - 10

4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
5 estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
6 e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus,
7 para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus.
8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus;
9 não vem das obras, para que ninguém se glorie.
10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas.

· Evangelho – João 3, 14 – 21

14 E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;
15 para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna.
16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
18 Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
19 E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más.
20 Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
21 Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que seja manifesto que as suas obras são feitas em Deus.

Jesus e Nicodemos

- Comentário do Evangelho -


“Eu vim para que tenham vida e
“a tenham em abundância”.
João 10, 10.

Continua Jesus Cristo em suas pregações e lições, nos ensinar o valor da vida e da liberdade. São as razões fundamentais da sua vinda entre nós.

João narra, no evangelho de hoje, praticamente, a continuação do diálogo do Mestre com Nicodemos, o fariseu amigo.

Não foi fácil convencer o importante cidadão que era preciso nascer de novo para chegar ao Reino dos Céus.

Hoje, começa a narração de João com o episódio de Moisés, no deserto, que levanta serpente, a fim de dar exemplo aos judeus da confiança que devem ter no Senhor. Com essa confiança, com essa fé, todo aquele que crê terá a vida eterna.

O Pai enviou seu Filho até nós, com a intenção de que todos os que nEle crêem tenham a vida eterna. Jesus não veio ao mundo para nos condenar, antes veio o Mestre nos trazer a salvação. Será por Ele condenado aquele que não crê, não confia, mesmo presenciando seus milagres, vendo a realização de suas obras.

Na sua bela comparação, João expõe que a Luz veio até nós, no entanto preferimos viver nas trevas, sem nada enxergar. Assim, da Luz, boas obras; das trevas, naturalmente, más obras.

Por fim, só nascendo de novo, nascendo todos os dias, da água e do espírito, poderemos nós perceber de que lado está a Luz, de que lado, estão as trevas. Com tal discernimento, encontraremos o caminho que nos levará ao Reino.

Na primeira leitura, em Crônicas, encontramos os judeus em apoio total a sua lei em contradição com os desígnios de Deus. Eles zombam das mensagens de Deus, derrubam muros de Jerusalém. É o caos.

Na segunda leitura, em Efésios, Paulo nos assegura que só seremos salvos pelas graças de Deus.

Bom Domingo para todos.

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

22.03.2009

Nenhum comentário: