sexta-feira, 3 de setembro de 2010

DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano C – Lucas

05 de setembro de 2010

Edvaldo Santiago
Dia do Senhor

23º Domingo do Tempo Comum

Oração do Dia

Pai, reforça minha disposição a ser discípulo de teu Reino, afastando tudo quanto possa abalar a solidez de minha adesão a ti e a teu Filho Jesus. (Paulinas).

Leituras Litúrgicas

1ª Leitura – Sabedoria 9, 13 – 18

13.
Que homem, pois, pode conhecer os desígnios de Deus, e penetrar nas determinações do Senhor?

14.
Tímidos são os pensamentos dos mortais, e incertas as nossas concepções;

15.
porque o corpo corruptível torna pesada a alma, e a morada terrestre oprime o espírito carregado de cuidados.

16.
Mal podemos compreender o que está sobre a terra, dificilmente encontramos o que temos ao alcance da mão. Quem, portanto, pode descobrir o que se passa no céu?

17.
E quem conhece vossas intenções, se vós não lhe dais a Sabedoria, e se do mais alto dos céus vós não lhe enviais vosso Espírito Santo?

18.
Assim se tornaram direitas as veredas dos que estão na terra; os homens aprenderam as coisas que vos agradam e pela sabedoria foram salvos.

Salmo 90, 1 - 5


1 Senhor, tu tens sido o nosso refúgio de geração em geração.
2 Antes que nascessem os montes, ou que tivesses formado a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade tu és Deus.
3 Tu reduzes o homem ao pó, e dizes: Voltai, filhos dos homens!
4 Porque mil anos aos teus olhos são como o dia de ontem que passou, e como uma vigília da noite.
5 Tu os levas como por uma torrente; são como um sono; de manhã são como a erva que cresce;

2ª Leitura - Filemom 9b - 10. 12 - 17

9.
Paulo, idoso como estou, e agora preso por Jesus Cristo,

10.
venho suplicar-te em favor deste filho meu, que gerei na prisão, Onésimo.

12.
Torno a enviá-lo para junto de ti, e é como se fora o meu próprio coração.

13.
Quisera conservá-lo comigo, para que em teu nome ele continuasse a assistir-me nesta minha prisão pelo Evangelho.

14.
Mas, sem o teu consentimento, nada quis resolver, para que tenhas ocasião de praticar o bem (em meu favor), não por imposição, mas sim de livre vontade.

15.
Se ele se apartou de ti por algum tempo, foi sem dúvida para que o pudesses reaver para sempre.

16.
Agora, não já como escravo, mas bem mais do que escravo, como irmão caríssimo, meu e sobretudo teu, tanto por interesses temporais como no Senhor.

17.
Portanto, se me tens por amigo, recebe-o como a mim.

Evangelho – Lucas 14, 25 – 33

25.
Muito povo acompanhava Jesus. Voltando-se, disse-lhes:

26.
Se alguém vem a mim e não odeia seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos, suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.

27.
E quem não carrega a sua cruz e me segue, não pode ser meu discípulo.

28.
Quem de vós, querendo fazer uma construção, antes não se senta para calcular os gastos que são necessários, a fim de ver se tem com que acabá-la?

29.
Para que, depois que tiver lançado os alicerces e não puder acabá-la, todos os que o virem não comecem a zombar dele,

30.
dizendo: Este homem principiou a edificar, mas não pode terminar.

31.
Ou qual é o rei que, estando para guerrear com outro rei, não se senta primeiro para considerar se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil?

32.
De outra maneira, quando o outro ainda está longe, envia-lhe embaixadores para tratar da paz.

33.
Assim, pois, qualquer um de vós que não renuncia a tudo o que possui não pode ser meu discípulo.

Jesus nos amou até a cruz!

Comentário do Evangelho
O discípulo deve estar disposto a enfrentar a repressão

Lucas narra e exalta o ministério itinerante de Jesus no Evangelho de hoje. Numa linguagem forte e bem definida, afirma e exige um amor radical a quem quer ser Seu discípulo.

Para seguir Jesus é necessário comprometer se por inteiro, desprezando tudo, esquecer-se de todas as coisas e priorizar o Filho do Homem, Jesus Cristo, o Redentor da humanidade.

Na Sua caminhada para Jerusalém, a fim de fazer a vontade do Pai, com os discípulos, Jesus discorria sobre sua messianidade. Anunciava, inclusive, as exigências para aqueles que tencionavam segui-lO. Amor radical, prioritário a quem queria e quer ser discípulo.

Pelo versículo 26, nota-se a exigência do Mestre. Referindo-se à própria família, Ele usa o verbo odiar a família inteira e optar por Seu Amor. Sentido profundo contra o apego, ao orgulho, á vaidade, em torno de um amor que, na realidade não é amor. Daí o primeiro mandamento que é amar a Deus sobre todas as coisas.

E continuava a conversa Jesus, em viagem, sobre quem poderia ser Seu discípulo. Teria e tem de renunciar a tudo, inclusive, a vida; carregar a sua cruz e caminhar com ele a vida toda.
k Também conversava Jesus sobre as prevenções da vários assuntos do cotidiano, como e não tiver condições de vencer o adversário, faça as pazes com ele; só comece a construção de sua casa, se tiver condições de concluí-la, adie a construção. Não a deixe no meio, sem condições de concluí-la.

Enfim, em Lucas, Jesus exprime a todos nós, hoje, mais do que nunca,

as exigências do ser cristão.

Precisamos nos comprometer com Cristo. Sair do comodismo, da pieguice sem sentido, do cristão formal e sem fé; do eu rezo em casa, esquecendo-se de nunca é nem esteve sozinho. Somos uma comunidade, uma unidade.

Na medida do possível, lutar contra as injustiças sócias, contra a corrupção, contra a violência. E nos lembrar sempre que ser discípulo e missionário de Jesus Cristo é amar e servir; servir e amar, sempre.

Como instrumentos precisos, temos a Sabedoria divina, primeira leitura, e o magnífico exemplo do amor de Paulo, na Cata a Filemon, devolvendo-lhe e pedir-lhe que faça dele, Onésimo, não mais escravo, mas irmão em Cristo.


LLOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!

Bom Domingo para todos.


Wanda e Tatai


05.09.2010

Nenhum comentário: