sexta-feira, 10 de setembro de 2010


DIOCESE DE ILHÉUS – PARÓQUIA DE SÃO ROQUE

IPIAÚ - BAHIA

Ano C – Lucas

12 de setembro de 2010

Edvaldo Santiago

Dia dos Dias

24º Domingo do Tempo Comum

Oração do Dia

Espírito que possibilita a conversão, mantém meu coração aberto aos pecadores, confiante de que são atraídos pela misericórdia do Pai. (Paulinas)

Leituras Litúrgicas

1ª Leitura – Êxodo 32, 7 - 11. 13 - 14

7 Então disse o Senhor a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir da terra do Egito, se corrompeu;
8 depressa se desviou do caminho que eu lhe ordenei; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e adoraram-no, e lhe ofereceram sacrifícios, e disseram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito.
9 Disse mais o Senhor a Moisés: Tenho observado este povo, e eis que é povo de dura cerviz.
10 Agora, pois, deixa-me, para que a minha ira se acenda contra eles, e eu os consuma; e eu farei de ti uma grande nação.
11 Moisés, porém, suplicou ao Senhor seu Deus, e disse: Ó Senhor, por que se acende a tua ira contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão?
13 Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel, teus servos, aos quais por ti mesmo juraste, e lhes disseste: Multiplicarei os vossos descendentes como as estrelas do céu, e lhes darei toda esta terra de que tenho falado, e eles a possuirão por herança para sempre.
14 Então o Senhor se arrependeu do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo.

Salmo 51, 1 - 3
1 Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas tansgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
2 Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.
3 Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
2ª Leitura - 1Timóteo 1, 12 – 17

12 Dou graças àquele que me fortaleceu, a Cristo Jesus nosso Senhor, porque me julgou fiel, pondo-me no seu ministério,
13 ainda que outrora eu era blasfemador, perseguidor, e injuriador; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância, na incredulidade;
14 e a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e o amor que há em Cristo Jesus.
15 Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação; que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o principal;
16 mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, o principal, Cristo Jesus mostrasse toda a sua longanimidade, a fim de que eu servisse de exemplo aos que haviam de crer nele para a vida eterna.
17 Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.

Evangelho - Lucas 15, 1 - 32

1 Ora, chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir.
2 E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles.
3 Então ele lhes propôs esta parábola:
4 Qual de vós é o homem que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto, e não vai após a perdida até que a encontre?
5 E achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo;
6 e chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos e lhes diz: Alegrai-vos comigo, porque achei a minha ovelha que se havia perdido.

O Pai Misericordioso ou
o Filho Pródigo


Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.
8 Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas e perdendo uma dracma, não acende a candeia, e não varre a casa, buscando com diligência até encontrá-la?
9 E achando-a, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu havia perdido.
10 Assim, digo-vos, há alegria na presença dos anjos de Deus por um só pecador que se arrepende.
11 Disse-lhe mais: Certo homem tinha dois filhos.
12 O mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me toca. Repartiu-lhes, pois, os seus haveres.
13 Poucos dias depois, o filho mais moço ajuntando tudo, partiu para um país distante, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.
14 E, havendo ele dissipado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a passar necessidades.
15 Então foi encontrar-se a um dos cidadãos daquele país, o qual o mandou para os seus campos a apascentar porcos.
16 E desejava encher o estômago com as alfarrobas que os porcos comiam; e ninguém lhe dava nada.
17 Caindo, porém, em si, disse: Quantos empregados de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!
18 Levantar-me-ei, irei ter com meu pai e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e diante de ti;
19 já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados.
20 Levantou-se, pois, e foi para seu pai. Estando ele ainda longe, seu pai o viu, encheu-se de compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
21 Disse-lhe o filho: Pai, pequei conta o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho.
22 Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lha, e ponde-lhe um anel no dedo e alparcas nos pés;
23 trazei também o bezerro, cevado e matai-o; comamos, e regozijemo-nos,
24 porque este meu filho estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a regozijar-se.
25 Ora, o seu filho mais velho estava no campo; e quando voltava, ao aproximar-se de casa, ouviu a música e as danças;
26 e chegando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo.
27 Respondeu-lhe este: Chegou teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo.
28 Mas ele se indignou e não queria entrar. Saiu então o pai e instava com ele.
29 Ele, porém, respondeu ao pai: Eis que há tantos anos te sirvo, e nunca transgredi um mandamento teu; contudo nunca me deste um cabrito para eu me regozijar com meus amigos;
30 vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado.
31 Replicou-lhe o pai: Filho, tu sempre estás comigo, e tudo o que é meu é teu;
32 era justo, porém, regozijarmo-nos e alegramo-nos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado.

Comentário do EvangelhoJesus revela o Deus do amor

- As parábolas dos perdidos -

A ovelha perdida / Lc 15, 1-10
O filho pródigo / Lc 15, 11-32
A moeda perdida / Lc 15, 8-10
Jesus, com seu amor à Vida e à Liberdade, sempre acolhia os mis fracos e oprimidos, considerados pecadores pelo Judaísmo. Os fariseus, escribas, doutores da lei, os anciãos, os membros da religião oficial eram constantes opositores dos pagãos, das mulheres, das crianças. Só eles edificavam o Templo.

Lucas, hoje, num só capitulo, o 15, narra as parábolas dos perdidos, em que Jesus defende os excluídos do sistema, de ontem e de hoje.

Como de costume, os publicanos e pecadores chegavam-se sempre para ouvir Jesus. Era tempo para os fariseus e os escribas criticarem o Mestre, acusando-O de comer e juntar-Se aos pecadores.

Dessa vez, o Filho do Homem respondeu-lhes, contando três edificantes parábolas, exortando os que O ouviam a refletir a realidade da vida, ao verdadeiro sentido do amor ao próximo. Sobretudo, a Sua missão como Filho de Deus.

Jesus Cristo, como Redentor do mundo, nos veio trazer a paz, a igualdade, a justiça. Veio, especialmente, para os necessitados, pecadores, aqueles carentes e excluídos, sem vez, sem voz, sem ter o que comer, nem o que vestir. Eles, como todos, são filhos do mesmo Pai Misericordioso.

Os sadios, de dinheiro e de coisas materiais, os ricos e poderosos não precisam de ajuda. Eles pensam já ter de tudo e de nada precisam, mormente de religião, de orações, de afeto. São os auto-suficientes.

As histórias, em parábolas de Jesus, constam de uma ovelha, uma moeda e um filho que foram perdidos, num sentido material e espiritual, a um só tempo.

Um homem que tinha cem ovelhas, perdeu uma e não ficou satisfeito até encontrá-la. E a todo mundo expôs sua incontida alegria. Achei minha ovelha!

A dona de casa tinha dez moedas (dracmas) e perdeu uma delas. Mas achou a moeda perdida e toda a vizinhança soube da sua alegra por ter encontrado ela a sua moeda. Dia de festa e de contentamento: achei minha moeda perdida!

Fecha Jesus Suas parábolas com a história do Pai Misericordioso ou o Filho Pródigo.

A célebre parábola do pai que tinha dois filhos. Um deles, o mais novo, pediu ao pai a sua herança, alegando que queria viajar, ganhar o mundo, aventurar-se. O pai lhe deu tudo o que podia e o moço saiu, foi-se embora, a correr mundo.

Em pouco tempo de ausência do pai, gastou tudo o que tinha, dissipou a pretensa herança e ficou sem nada. Sozinho, sem saber o que fazer; em lugar estranho, numa época de seca, de fome, sem ter a quem apelar, foi ser tratador de porcos, comendo com esses mesmos porcos dos mesmos restos, da mesma água, da mesma sujeira.

Foi quando, em plena situação de miséria, o filho mais novo, o pródigo, lembrou-se do pai, da sua situação anterior, do mundo paterno em que vivia e, chorando, arrependeu-se, caiu em si, entrou na real. E decidiu voltar para a casa paterna, pedir perdão ao pai, trabalhar como seu empregado, sem direito algum a lhe pedir mais nada, A acolhida do pai era suficiente.

Do pensamento a ação, foi correndo em busca da casa paterna. Distante, ainda, já o velho pai, conheceu, distinguiu o filho que vinha aflito e exausto, de volta ao lar.
Aos abraços e beijos, filho e pai se reencontraram. A saudade e o amo se juntaram num momento de divina emoção. O mais belo traje, almoço especial, festa com danças e musicas.

Meu filho voltou! Ele estava perdido e encontrou novamente seu lar! Alegria!

Todavia, essa alegria não foi compartilhada pelo filho mais velho que alegou estar com o pai a vida toda e nada ter recebido dele. A inveja corroia o filho mais velho. Sem dó, nem piedade, sem amor, não entendeu ele que seu irmão que estava perdido, foi achado. Reencontro-se com Deus; a família estava novamente, reunida. O amor estava de volta!

O Pai nos perdoa tudo. Cabe a nós, filhos pródigos, o arrependimento e a conversão, pistas, caminhos, condições para termos conosco o Reino, a Salvação, a verdadeira alegria de viver.

Eis uma das mais belas lições de Amor do Filho do Deus vivo, Jesus Cristo!

Na primeira leitura, o povo é qualificado pela dureza de entender as coisas de Deus. Agora, Jesus, solidário com o povo, é que considera os líderes religiosos como empedernidos.

Na segunda leitura, é relembrada a conversão de Paulo, a partir da manifestação da misericórdia de Deus.

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!

Bom Domingo para todos.

Wanda e Tatai

12.09.2010.

Nenhum comentário: