terça-feira, 21 de setembro de 2010

Fica conosco, Senhor


Fica conosco, Senhor.


Edvaldo Santiago

Lucas 24, 13 -35


Após a morte de Jesus, tristes e ainda sem nada entenderem, os dois discípulos de Emaús, perto de Jerusalém, caminhavam de volta para casa.

Condenaram o profeta, mataram um inocente, crucificaram Jesus. Ele dizia tanta coisa bonita e nós já acreditávamos nele. De repente, tudo acabou. Assassinaram o homem de Nazaré, nossa esperança. Ele falava com autoridade!

Jesus Ressuscitado e os discípulos de Emaús

Fica conosco, Senhor

Tão absortos estavam, não percebera que deles se aproximou um Homem que seguiu viagem com eles. Já não mais dois, mas três pessoas caminhavam.

Rompendo o silêncio um dos dois caminhantes perguntou ao terceiro, se ele não sabia o que estava acontecendo em Jerusalém. Tiraram a vida de Jesus, mataram o homem que falava tão bonito. Além de falar bonito, ele era tão seguro no que dizia; suas feições eram de calma e serenidade.

Foi quando Jesus, após ouvir os dois caminhantes, lhes inquiriu sobre sua dúvida, sua incerteza, sobra sua ignorância. Não sabiam vocês da historia que costumavam
ouvir?
Não se lembravam que o Homem que mataram já havia dito que isso iria acontecer? Ele anunciou que seria condenado, castigado, humilhado e morto pelos inimigos da justiça e do amor.

Todavia, quantas vezes Ele disse que ressuscitaria no terceiro dia de sua morte, quantas vezes! Ó homens, tardos no entender das coisas de Deus!

Sem dizer mais nada, aproximando-se a noite, chegaram ao destino. Sentaram-se à mesa e ainda parecia tudo normal.

Tentando Jesus afastar-se e seguir viagem, os discípulos disseram

Fica conosco, Senhor
É tarde, a noite já vem.

- Quem é o cidadão que caminhava com eles? Que histórias contava que não entendíamos? Foi preso e condenado à morte. No terceiro dia ele ressuscitaria dos mortos?

Nesse instante, ao servir a refeição, Jesus tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e deu aos dois díscípulos para comer.

Assustados, felizes e surpresos ao mesmo tempo, reconheceram o Mestre, em carne e osso, como já O viram antes. Sem que o percebessem, Jesus desapareceu.

Fica conosco, Senhor
É tarde, a noite já vem.
Fica conosco, Senhor.
Somos seus discípulos também.

Os dois discípulos voltaram, imediatamente, para Jerusalém, a fim de contar aos companheiros que Jesus está vivo. O Mestre estava vivo!

Eles viram Jesus Ressuscitado!

Mais de dois mil anos já se passaram e as coisas continuam acontecendo. Na figura dos pobres e injustiçados, Jesus continua sendo condenado todos os dias.

. Mudaram os tempos, mas a injustiça, o desamor, a falta de fé continuam do mesmo jeito. Sempre a lei do mais forte, com o domínio dos poderosos.

Aumentai a nossa fé. Dá-nos a certeza que estás sempre entre nós. dentro de nós. A Tua Presença nos fortalece nos dá segurança de novos tempos.

Nós cremos em Ti, Jesus Ressuscitado!

Como os discípulos de Emaús, pedimos:

Ficai conosco, Senhor! 26.05.2010.

Nenhum comentário: