sexta-feira, 19 de setembro de 2008

EVANGELHO DO DOMINGO

DIOCESE DE ILHÉUS - PARÓQUIA DE SÃO ROQUE
IPIAÚ - BAHIA


Evangelho do Domingo.

Dia do Senhor! Dia da Igreja!

· 25º Domingo do Tempo Comum

Ano A – Mateus
21 de setembro de 2008

- Antes de ler o Evangelho de hoje, pare, pelo menos, um minuto, e reflita bem. Como passou a semana, em casa e no trabalho. Como tem sido sua convivência com a esposa, com os filhos, de modo geral, com todos (as) que o (a) rodeiam.

Oração do Dia

Pai, que eu jamais me deixe levar pelo espírito de ambição e de rivalidade, convencido de que, no Reino, somos todos iguais, teus filhos.

1ª Leitura
Isaías 55, 6 - 9

Salmos 144(145). 2-3. 8-9(. 17-18)

2ª Leitura Filipenses 1.20c-24. 27c

Evangelho Mateus 20, 1 – 16a


1ª Leitura – Isaías 55, 6 - 9

6 Então disse eu: Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar; porque sou um menino.
7 Mas o Senhor me respondeu: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás.
8 Não temas diante deles; pois eu seu contigo para te livrar, diz o Senhor.
9 Então estendeu o Senhor a mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca.


1. Salmo 145, 3. 8 – 8. 17 – 18

3 Grande é o Senhor, e mui digno de ser louvado; e a sua grandeza é insondável.
8 Bondoso e compassivo é o Senhor, tardio em irar-se, e de grande benignidade.
9 O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias estão sobre todas as suas obras.
17 Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, e benigno em todas as suas obras.
18 Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.

Filipenses 1. 20c - 24. 27ª

20. Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte.
21 Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro.
22 Mas, se o viver na carne resultar para mim em fruto do meu trabalho, não sei então o que hei de escolher.
23 Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor;
24 todavia, por causa de vós, julgo mais necessário permanecer na carne.
.27 Somente portai-vos, dum modo digno do evangelho de Cristo.


Os trabalhadores da vinha



O Reino é um dom gratuito

Mateus 20, 1 – 16a

1 Porque o reino dos céus é semelhante a um homem, proprietário, que saiu de madrugada a contratar trabalhadores para a sua vinha.
2 Ajustou com os trabalhadores o salário de um denário por dia, e mandou-os para a sua vinha.
3 Cerca da hora terceira saiu e viu que estavam outros, ociosos, na praça,
4 e disse-lhes: Ide também vós para a vinha, e dar-vos-ei o que for justo. E eles foram.
5 Outra vez saiu, cerca da hora sexta e da nona, e fez o mesmo.
6 Igualmente, cerca da hora undécima, saiu e achou outros que lá estavam, e perguntou-lhes: Por que estais aqui ociosos o dia todo?
7 Responderam-lhe eles: Porque ninguém nos contratou. Disse-lhes ele: Ide também vós para a vinha.
8 Ao anoitecer, disse o senhor da vinha ao seu mordomo: Chama os trabalhadores, e paga-lhes o salário, começando pelos últimos até os primeiros.
9 Chegando, pois, os que tinham ido cerca da hora undécima, receberam um denário cada um.
10 Vindo, então, os primeiros, pensaram que haviam de receber mais; mas do mesmo modo receberam um denário cada um.
11 E ao recebê-lo, murmuravam contra o proprietário, dizendo:
12 Estes últimos trabalharam somente uma hora, e os igualastes a nós, que suportamos a fadiga do dia inteiro e o forte calor.
13 Mas ele, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço injustiça; não ajustaste comigo um denário?
14 Toma o que é teu, e vai-te; eu quero dar a este último tanto como a ti.
15 Não me é lícito fazer o que quero do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom?
16 Assim os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos.

Comentário do Evangelho

A parábola de hoje, só narrada por Mateus, leva-nos a refletir a benignidade de Deus e a incompreensão e inveja dos homens. Costume normal de Israel, com os trabalhadores da vinha e o pagamento do salário.
O senhor da vinha, com característica do Criador, demonstra o cuidado para com os desempregados, que precisam ganhar o pão de cada dia.
Assim, convida trabalhadores para a vinha, em várias horas do dia, começando pela manhã, cedo, até o fim da tarde com o salário de um dia de trabalho. Assim, durante o dia, todos eles trabalharam na vinha.
Convidados para receber o seu salário de um dia, o senhor da vinha autorizou que começasse o pagamento pelo último contratado. E pagou-lhe, por inteiro, o dia trabalhado.
Ao verem que os últimos contratados receberam o salário integral, imaginaram os primeiros que receberiam mais, em virtude de terem trabalhado mais. E estranharam que o mesmo dinheiro lhe estava destinado, e reclamaram.
Quando lhes veio a lição do senhor da vinha, inquirindo-lhes se não foi o contrato de um dia de trabalho? Por acaso fui injusto? Não cumpri o contratado
E nos fica a lição da inveja, da ganância. É a lição que nos dá Isaías (primeira leitura), quando Deus diz a Isaías que Ele falará pela boca do profeta. Completa São Paulo na sua carta aos filipenses, exortando-os a confiar em Cristo, sentir na carne e na alma a necessidade de viver como o Mestre viveu.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

21/setembro/2008

Nenhum comentário: