sábado, 6 de setembro de 2008

Evangelho do Dia

DIOCESE DE ILHÉUS - PARÓQUIA DE SÃO ROQUE
IPIAÚ - BAHIA
  • Evangelho do Domingo.

  • Dia do Senhor! Dia da Igreja!

23º Domingo do Tempo Comum


Ano A – Mateus
07 de setembro de 2008


- Antes de ler o Evangelho de hoje, pare, pelo menos, um minuto, e reflita bem. Como passou a semana, em casa e no trabalho. Como tem sido sua convivência com a esposa, com os filhos, de modo geral, com todos (as) que o (a) rodeiam.

  • Oração do Dia
“Pai, que a presença de teu Filho ressuscitado na comunidade cristã seja um incentivo para que nós busquemos pautar nossa ação pela tua santa vontade” (Paulinas).

1ª Leitura: Ezequiel 33, 7 - 9

Salmos: 95 - 94

2ª Leitura: Romanos13, 8 - 10

Evangelho: Mateus 18, 15 – 20
  • 1ª Leitura – Ezequiel 33, 7 - 9

7 Quanto a ti, pois, ó filho do homem, eu te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; portanto ouve da minha boca a palavra, e da minha parte dá-lhes aviso.
8 Se eu disser ao ímpio: O ímpio, certamente morrerás; e tu não falares para dissuadir o ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniqüidade, mas o seu sangue eu o requererei da tua mão.
9 Todavia se advertires o ímpio do seu caminho, para que ele se converta, e ele não se converter do seu caminho, morrerá ele na sua iniqüidade; tu, porém, terás livrado a tua alma.

  • Salmo - 95
1 Vinde, cantemos alegremente ao Senhor, cantemos com júbilo à rocha da nossa salvação.
2 Apresentemo-nos diante dele com ações de graças, e celebremo-lo com salmos de louvor.
3 Porque o Senhor é Deus grande, e Rei grande acima de todos os deuses.
4 Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes são suas.
5 Seu é o mar, pois ele o fez, e as suas mãos formaram a serra terra seca.
6 Oh, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou.
7 Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas que ele conduz. Oxalá que hoje ouvísseis a sua voz:
8 Não endureçais o vosso coração como em Meribá, como no dia de Massá no deserto,
9 quando vossos pais me tentaram, me provaram e viram a minha obra.
10 Durante quarenta anos estive irritado com aquela geração, e disse: É um povo que erra de coração, e não conhece os meus caminhos;
11 por isso jurei na minha ira: Eles não entrarão no meu descanso.

  • 2ª Leitura – Romanos – 13, 8 – 10
8 A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei.
9 Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo
10 O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei.
  • Evangelho de Mateus 18, 15 – 20

Superação de conflitos

15 Ora, se teu irmão pecar, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, terás ganho teu irmão;
16 mas se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra seja confirmada.
17 Se recusar ouvi-los, dize-o à igreja; e, se também recusar ouvir a igreja, considera-o como gentio e publicano.
18 Em verdade vos digo: Tudo quanto ligardes na terra será ligado no céu; e tudo quanto desligardes na terra será desligado no céu.
19 Ainda vos digo mais: Se dois de vós na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.
20 Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.

  • Comentário do Evangelho

O pecado, como desobediência a Deus, fere, não só ao semelhante, como põe em desequilíbrio toda a comunidade. É um mal que perturba a paz em geral.
Sempre que possível, procura-se a unidade, a compreensão de todos, sejam eles cristãos ou pagãos.
O Evangelho de hoje especifica do irmão contra o próprio irmão que peca, ofende um membro da comunidade. A esse ofensor, Mateus cita três formas de ser atenuado o pecado.
O ofensor com o próprio ofendido se arrepende e eis sanado o problema da ofensa pessoal. Se o pecador não concorda com esse modo, recorrem-se a duas ou três testemunhas e o ofensor se retrata perante elas.
Todavia, em resistindo as duas sugestões acima citadas, leva-se o ofensor à comunidade – a Igreja – com oportunidade terceira para que o mesmo reconheça o seu erro e tudo volte à normalidade.
Em resistindo a essa última oportunidade, que se deixe o ofensor entregue aos que não acreditam, aos considerados pagãos. Ou seja, ele entregue à própria sorte, vez que não quis conciliar-se com o ofendido.
A comunhão é necessária, como manda Jesus Cristo que nos amemos uns aos outros como Ele nos amou. O perdão é necessário, todavia necessita ela da ajuda do ofendido.
Na primeira leitura, Ezequiel profetiza que só o Filho do Homem é capaz de ser guarda do ímpio e lhe dá oportunidade de perdão. Enquanto Paulo, segunda leitura, defende o amor recíproco, como a saída para a união entre os componentes da comunidade.
Mateus encerra, com a lição do Mestre e sua eterna permanência entre nós, com o versículo 20 do Evangelho de hoje: “Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

07.09.08

Nenhum comentário: