quinta-feira, 25 de setembro de 2008

EVANGELHO DO DOMINGO

DIOCESE DE ILHÉUS - PARÓQUIA DE SÃO ROQUE
IPIAÚ - BAHIA

Dia do Senhor!
26º Domingo do Tempo Comum

Ano A – Mateus

28 de setembro de 2008

- Antes de ler o Evangelho de hoje, pare, pelo menos, um minuto, e reflita bem. Como passou a semana, em casa e no trabalho. Como tem sido sua convivência com a esposa, com os filhos, de modo geral, com todos (as) que o (a) rodeiam.

Oração do Dia

Pai, quero ser para ti um filho que escuta a tua Palavra e se esforça para cumpri-la com sinceridade. Que a minha resposta a teu apelo não seja pura formalidade. (Paulinas).

1ª Leitura Ezequiel 18, 25 - 28

Salmos 24(25)

2ª Leitura Filipenses 2, .- 1 - 9

Evangelho Mateus 21, 28 - 32

1ª Leitura – Ezequiel 18, 25 – 28

25 Dizeis, porém: O caminho do Senhor não é justo. Ouvi, pois, ó casa de Israel: Acaso não é justo o meu caminho? não são os vossos caminhos que são injustos?
26 Desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo iniqüidade, morrerá por ela; na sua iniqüidade que cometeu morrerá.
27 Mas, convertendo-se o ímpio da sua impiedade que cometeu, e procedendo com retidão e justiça, conservará este a sua alma em vida.
28 pois que reconsidera, e se desvia de todas as suas transgressões que cometeu, certamente viverá, não morrerá.

Salmo 25, 1 – 9

1 A ti, Senhor, elevo a minha alma.
2 Deus meu, em ti confio; não seja eu envergonhado; não triunfem sobre mim os meus inimigos.
3 Não seja envergonhado nenhum dos que em ti esperam; envergonhados sejam os que sem causa procedem traiçoeiramente.
4 Faze-me saber os teus caminhos, Senhor; ensina-me as tuas veredas.
5 Guia-me na tua verdade, e ensina-me; pois tu és o Deus da minha salvação; por ti espero o dia todo.
6 Lembra-te, Senhor, da tua compaixão e da tua benignidade, porque elas são eternas.
7 Não te lembres dos pecados da minha mocidade, nem das minhas transgressões; mas, segundo a tua misericórdia, lembra-te de mim, pela tua bondade, ó Senhor.
8 Bom e reto é o Senhor; pelo que ensina o caminho aos pecadores.
9 Guia os mansos no que é reto, e lhes ensina o seu caminho.

2ª Leitura – Filipenses 2, 1 – 11

1 Portanto, se há alguma exortação em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão do Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões,
2 completai o meu gozo, para que tenhais o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, pensando a mesma coisa;
3 nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo;
4 não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
5 Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus,
6 o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar,
7 mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens;
8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.
9 Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome;
10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

Evangelho – Mateus 21, 28 – 32

28 Mas que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, chegando-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na vinha.
29 Ele respondeu: Sim, senhor; mas não foi.
30 Chegando-se, então, ao segundo, falou-lhe de igual modo; respondeu-lhe este: Não quero; mas depois, arrependendo-se, foi.
31 Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram eles: O segundo. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus.
32 Pois João veio a vós no caminho da justiça, e não lhe deste crédito, mas os publicanos e as meretrizes lho deram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para crerdes nele.
Os dois filhos

Mateus 21, 28 - 32

Comentário do Evangelho

No evangelho de hoje, Mateus focaliza o fazer ou não fazer a vontade do Pai. Ao discutir com os chefes religiosos que guestionáram o Mestre, Jesus contou mais uma de Suas parábolas.

Dessa vez, o pai de família que tinha dois filhos. Pediu o pai aos filhos que trabalhassem na vinha. De início, um dos filhos recusou-se a trabalhar na vinha. Todavia em seguida foi trabalhar. Já o outro filho, disse ao pai que iria trabalhar, mas não foi. Recusou-se a ir, depois de ter dito sim, que iria.

Após a fábula, inquiriu Jesus aos interlocutores: Quem procedeu corretamente, o que disse que iria trabalhar e não foi ou o que se recusou ao trabalho, todavia, obedeceu ao pai, fazendo a sua vontade. Qual dos dois fez a vontade do pai?

Unânime a resposta que o filho que foi trabalhar na vinha, fez a vontade do Pai.

Aproveitou-se Jesus da resposta e veio, em seguida, a lição do Mestre. Então, veio João, pregou a Palavra do Pai, convocou-os ao Reino e nenhum dos senhores fez a vontade do Pai. Os religiosos, pertencentes à Casa de Israel, doutores da lei, escribas, sacerdotes e fariseus, todos recusaram a trabalhar para o Reino de Deus.
Os não-eleitos de então, os marginalizados, pagãos, publicanos e prostitutas aceitaram o trabalho, fizeram a vontade do Pai. A tal ponto que disse Jesus: os publicanos e as prostitutas vos precederão no Reino do Céu.

Como sempre, as elites, a classe privilegiada, os, os donos verdade continuam excluindo os menos favorecidos, os mais pobres sem vez, sem voz. Desses últimos, é Jesus quem os protege e ampara, dando-lhes o consolo, a esperança, a certeza de um mundo melhor, mais justo, mais humano.

Em Ezequiel, a primeira leitura, os infiéis põem em dúvida os caminhos do Senhor, enquanto o Pai os surpreendem, chamando-os à conversão. Vida as que se convertem, morte aos ímpios que permanecem sem crer.

Já São Paulo, na sua Carta aos Filipenses, os exorta à humildade, ao amor do Pai, confiando de corpo e alma em Jesus Cristo, Nosso Senhor. E nos pede a todos nós, por extensão que “toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai (v. 11)”.

Feliz Domingo para todos!.


Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

28/setembro/2008

Nenhum comentário: